Os incômodos na região da coluna, conhecidos pela maioria como dor nas costas, acometem cerca de 80% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Geralmente, as dores na lombar podem ser sentidas por qualquer pessoa, nas mais diversas faixas etárias. E as causas mais comuns são as lesões causadas por contraturas ou problemas mais sérios relacionados à coluna.
Por ser uma condição rotineira, grande parte das pessoas se automedicam e dispensam o auxílio adequado do médico especializado e com isso não recebem o diagnóstico correto, não tratando a raiz do problema.
Na maioria dos casos, as dores na coluna são associadas à má postura, entretanto podem ser um sintoma de condições mais graves que necessitam de atenção redobrada. Por esse motivo, é fundamental identificar a causa do problema.
Abaixo, algumas das principais causas de dor na coluna:
Normalmente, o diagnóstico para identificar as causas da dor na coluna são realizados por meio de exames como os de imagem que tendem a ser mais precisos, como a ressonância magnética e a tomografia. Com elas, o especialista consegue detectar as áreas mais afetadas.
O tratamento pode ser variado e vai depender da causa do problema. Em casos mais comuns, como a má postura pode ser recomendado a realização de atividades físicas, repouso e em alguns casos, a perda de peso. Isso além da administração de medicamentos.
Já em situações mais graves, além da medicação, é indicada a fisioterapia e cirurgia quando necessário.
É fundamental não ignorar nenhum tipo de dor relacionada à coluna. Ainda que não esteja relacionada às condições mais graves, é importante uma avaliação do médico especializado.
Para agendar uma consulta com o médico de coluna que atende convênio no RJ, o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 99736-1181 ou clique aqui!
@ 2024 - Desenvolvido por Grupo KOP com todos os direitos reservados para Dr. Felipe Calmon.