Layout do blog

Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião

31 de maio de 2022

Médico para desmaios em Nova Friburgo

Médico para desmaios em Nova Friburgo

O médico para desmaios em Nova Friburgo é o Dr. Felipe Calmon, neurocirurgião responsável por diagnósticos e tratamentos para diversas patologias. 

O desmaio ou síncope, é a condição provocada pela perda temporária da consciência. Geralmente o desmaio ocorre de maneira natural e pode manter-se por um tempo reduzido.


Na maioria das vezes, a recuperação do estado é rápida e não oferece risco à saúde. No entanto, é fundamental que o motivo que causou o desmaio seja avaliado, pois ele pode estar associado a problemas.


As pessoas mais afetadas são os idosos, mulheres mais jovens e portadores de cardiopatias, mas isso não exclui a possibilidade de qualquer indivíduo passar por essa situação. 

 

O desmaio em si, pode não ser o problema, porém dependendo do local e da forma que a pessoa se desequilibra e cai, pode acarretar em lesões, traumatismo e fraturas. 

Quais são as causas do desmaio?

Desmaiar não necessariamente está associado a uma doença, mas pode ser consequência de algum quadro clínico. Entre eles:


  • Doenças cardiovasculares: arritmias, paradas cardio respiratórias, isso porque envolvem o fluxo sanguíneo para o cérebro;
  • Distúrbios metabólicos: hipoglicemia, anemia, hemorragia ou desidratação;
  • Queda de pressão arterial: causada pela mudança repentina de posição do corpo;
  • Utilização de medicamentos, principalmente os diuréticos.


Além das causas destacadas, outras podem estar relacionadas como: cansaço extremo, nervosismo, emoções intensas ou permanência em ambientes com pouca circulação de ar. 

Quais são os sintomas de desmaio?

É improvável que o indivíduo que sofreu um desmaio, consiga notar os sintomas, uma vez que a perda de consciência pode ser total. Entre os sintomas mais comuns, estão:


  • Suor frio;
  • Tontura;
  • Palidez;
  • Perda de consciência;
  • Fraqueza muscular;
  • Ânsia de vômito;
  • Visão embaçada;
  • Perda de consciência.


Caso o paciente apresente um ou mais de um desses sintomas, não significa que terá um desmaio, porém são indícios que precisam de atenção. 

Quais são os tratamentos recomendados para o desmaio?

Por não se tratar de uma doença, o desmaio não tem cura. Entretanto, é fundamental que após sofrer um, o paciente ingira líquidos e faça repouso para que o corpo se recupere.


Outra solução imediata envolve manter o paciente em uma cadeira, com a cabeça entre os joelhos e solicitar que inspire e expire profundamente, até que o mal estar passe totalmente. 


Após o período de recuperação, a pessoa precisa ser avaliada pelo médico especialista para verificar se existe alguma causa específica ou se houve alguma sequela ou lesão corporal. 


Ainda que a síncope não apresente riscos graves à saúde, é sempre importante agendar uma consulta com o médico para desmaios, para eliminar um possível diagnóstico de doença mais grave. 


É fundamental prevenir, sempre que notar que os desmaios são frequentes, pois não é uma condição normal do corpo, e querer maiores cuidados. 

Neurocirurgião especialista em desmaios em Nova Friburgo

Para agendar uma consulta com o neurocirurgião especialista desmaios em Nova Friburgo, o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp: (21) 99736-1181 ou clique aqui!

Qual o tempo de recuperação da cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
O tempo de recuperação da cirurgia de coluna varia conforme o tipo de procedimento, saúde do paciente e técnica, podendo levar de semanas a meses.
Tenho obesidade, posso fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, pacientes com obesidade podem fazer cirurgia de coluna, mas é essencial uma avaliação completa para considerar riscos, tipo de cirurgia e perda de peso prévia.
Quais são os sinais de complicações após uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Os sinais de complicações após cirurgia de coluna incluem febre, dor persistente, infecção, dificuldade de movimento e alterações sensoriais.
Cirurgia de coluna para idosos: é seguro?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna para idosos pode ser segura, mas requer avaliação cuidadosa dos riscos, saúde geral e tipo de procedimento, além de acompanhamento pós-operatório.
Quais são os riscos de uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna envolve riscos como infecções, sangramentos, lesões nervosas e falha no alívio da dor. Avaliação cuidadosa é essencial para minimizar complicações.
Cirurgia minimamente invasiva para hérnia de disco vale a pena?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, a cirurgia minimamente invasiva pode valer a pena, com recuperação mais rápida, menos dor e menores riscos de complicações em relação à cirurgia tradicional.
Quem tem osteoporose pode fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Pacientes com osteoporose podem fazer cirurgia de coluna, mas requerem avaliação rigorosa e cuidados especiais para evitar complicações, como fraturas e falha na fixação de implantes.
Quem não pode realizar cirurgia de coluna? Restrições e contraindicações
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A cirurgia de coluna é restrita para quem tem doenças não controladas, condições físicas inadequadas ou riscos elevados. A avaliação médica é essencial para identificar contraindicações.
Como se preparar para uma cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A preparação para cirurgia de coluna inclui exames, ajustes nos medicamentos, cuidados com a alimentação e, às vezes, fisioterapia pré-operatória para melhorar a recuperação.
Problemas de coluna podem causar dores de cabeça
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Problemas de coluna, como má postura, alterações cervicais e tensão muscular, podem causar dores de cabeça ao afetar nervos e a circulação na região.
Mais Posts
Share by: