O desmaio ou síncope, é a condição provocada pela perda temporária da consciência. Geralmente o desmaio ocorre de maneira natural e pode manter-se por um tempo reduzido.
Na maioria das vezes, a recuperação do estado é rápida e não oferece risco à saúde. No entanto, é fundamental que o motivo que causou o desmaio seja avaliado, pois ele pode estar associado a problemas.
As pessoas mais afetadas são os idosos, mulheres mais jovens e portadores de cardiopatias, mas isso não exclui a possibilidade de qualquer indivíduo passar por essa situação.
O desmaio em si, pode não ser o problema, porém dependendo do local e da forma que a pessoa se desequilibra e cai, pode acarretar em lesões, traumatismo e fraturas.
Desmaiar não necessariamente está associado a uma doença, mas pode ser consequência de algum quadro clínico. Entre eles:
Além das causas destacadas, outras podem estar relacionadas como: cansaço extremo, nervosismo, emoções intensas ou permanência em ambientes com pouca circulação de ar.
É improvável que o indivíduo que sofreu um desmaio, consiga notar os sintomas, uma vez que a perda de consciência pode ser total. Entre os sintomas mais comuns, estão:
Caso o paciente apresente um ou mais de um desses sintomas, não significa que terá um desmaio, porém são indícios que precisam de atenção.
Por não se tratar de uma doença, o desmaio não tem cura. Entretanto, é fundamental que após sofrer um, o paciente ingira líquidos e faça repouso para que o corpo se recupere.
Outra solução imediata envolve manter o paciente em uma cadeira, com a cabeça entre os joelhos e solicitar que inspire e expire profundamente, até que o mal estar passe totalmente.
Após o período de recuperação, a pessoa precisa ser avaliada pelo médico especialista para verificar se existe alguma causa específica ou se houve alguma sequela ou lesão corporal.
Ainda que a síncope não apresente riscos graves à saúde, é sempre importante agendar uma consulta com o médico para desmaios, para eliminar um possível diagnóstico de doença mais grave.
É fundamental prevenir, sempre que notar que os desmaios são frequentes, pois não é uma condição normal do corpo, e querer maiores cuidados.
Para agendar uma consulta com o neurocirurgião especialista desmaios em Nova Friburgo, o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp: (21) 99736-1181 ou clique aqui!
@ 2024 - Desenvolvido por Grupo KOP com todos os direitos reservados para Dr. Felipe Calmon.