A dor cervical é localizada na região do pescoço e está atrelada a possíveis inflamações nos músculos ou na coluna cervical.
A coluna cervical é responsável pela proteção da medula espinhal, favorecendo a sustentação e a movimentação do crânio. É composta pelas primeiras sete vértebras e possui o formato da letra C invertida. Diferentemente de outros pontos da coluna, a cervical conta com aberturas em suas vértebras, facilitando para as artérias a levarem o sangue ao cérebro.
Os quadros dolorosos nesse local podem surgir por diversos fatores, incluindo sedentarismo, esforços prolongados, má postura ou até mesmos traumas.
Além disso, alguns casos podem ser relacionados a situações de estresse, depressão ou até mesmo de condições mais graves como hérnia de disco, tumores, fraturas ou doenças reumatológicas.
Os principais sintomas de dor cervical são:
Os sintomas destacados, indicam que, na maioria das vezes, a dor não está apenas associada à contratura muscular, e por esse motivo, é importante que se faça uma avaliação com o médico especialista em coluna.
Para o diagnóstico para cervical no RJ é fundamental agendar uma consulta com um médico especialista que fará uma avaliação dos principais sintomas.
Além disso, o profissional especializado poderá recomendar exames físicos para testar as funções dos membros do corpo e caso seja necessário, poderá solicitar exames complementares como radiografias e ressonâncias.
Diversas medidas podem ser tomadas para o tratamento da dor cervical no RJ, e a recomendação depende da complexidade dos sintomas e lesões.
A principal medida a ser tomada em casos mais leves, é o descanso do corpo, ou seja, é recomendado que o paciente fique de repouso, evitando o esforço dos músculos e aplicando compressas quentes ou frias, isso se não houver nenhum trauma relacionado.
No entanto, se o nível de complexidade for maior, alguns medicamentos podem ser recomendados para o alívio dos sintomas, como anti inflamatórios e relaxantes musculares.
Além disso, indicações para fisioterapia, hidroterapia e massagens podem ser grandes aliadas para a reabilitação dos músculos, bem como o uso do colar cervical, em alguns casos que paralisa o local, sustentando uma postura ideal.
É importante ficar sempre atento à postura corporal, evitando movimentos repetitivos, principalmente durante as atividades rotineiras, como o trabalho, por exemplo.
A atividade física também é fundamental, tanto quanto os alongamentos realizados antes de qualquer exercício para se manter a musculatura cervical bem condicionada.
Ainda vale lembrar que evitar situações de estresse, que é o principal causador de espasmos e tensão muscular, tende a auxiliar muito na prevenção desse problema.
Para agendar uma consulta com neurocirurgião para tratar dor cervical no RJ, o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp: (21) 99736-1181 ou clique aqui!
@ 2024 - Desenvolvido por Grupo KOP com todos os direitos reservados para Dr. Felipe Calmon.