Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião
Neurocirurgião para tratar desgaste da coluna em Nova Friburgo

O que causa a espondilose?
É comum que a velhice cause espondilose. Quando você envelhece, os ossos e a cartilagem que constituem sua coluna vertebral e pescoço desenvolvem gradualmente desgaste. Essas mudanças podem incluir:
Discos desidratados
Os discos agem como almofadas entre as vértebras da coluna. Aos 40 anos, os discos espinhais da maioria das pessoas começam a perder líquido e encolher tornando-se discos desidratados, aumentando a chance de ocorrerem hérnias ou desgaste.
Hérnia de disco
A idade também afeta o exterior dos discos da coluna vertebral. Frequentemente surgem rachaduras, levando a discos protuberantes (hérnia), que às vezes podem pressionar a medula espinhal e as raízes nervosas.
Osteófitos (bico de papagaio)
A degeneração do disco frequentemente resulta na produção de uma quantidade extra de osso pela coluna vertebral, em um esforço equivocado de fortalecê-la. Essas esporas ósseas às vezes podem tocar e comprimir a medula espinhal e as raízes nervosas.
Ligamentos rígidos
Ligamentos são cordões de tecido que conectam osso a osso. Os ligamentos espinhais podem enrijecer com a idade, tornando a coluna menos flexível.
Quais os sintomas da espondilose?
Para a maioria das pessoas, a espondilose não causa sintomas. Quando ocorrem, os sintomas geralmente incluem dor e rigidez na região afetada.
Às vezes, a espondilose resulta em um estreitamento do espaço necessário para a medula espinhal e as raízes nervosas que passam pela coluna para o resto do corpo. Se a medula espinhal ou raízes nervosas forem comprimidas, você pode apresentar
- Formigamento, dormência e fraqueza nos braços, mãos, pernas ou pés;
- Falta de coordenação e dificuldade para caminhar;
- Perda de controle da bexiga ou intestino.
Como saber se tenho espondilose?
Para saber se você possui a espondilose é necessário passar por uma consulta com um médico que trata desgaste de coluna em Nova Friburgo.
O neurocirurgião especialista em coluna em Nova Friburgo, Dr. Felipe Calmon, provavelmente começará com um exame físico que inclui:
- Verificação da amplitude dos movimento do seu pescoço;
- Teste para verificar seus reflexos, força muscular e sensibilidade para descobrir se há pressão em seus nervos espinhais ou medula espinhal;
- Observação. Enquanto você caminhar, conseguirá ver se a compressão da coluna vertebral está afetando sua marcha.
É possível que ele peça para você fazer exames como radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Tratamento para desgaste da coluna em Nova Friburgo
O tratamento da espondilose depende da gravidade dos seus sinais e sintomas. O objetivo do tratamento é aliviar a dor, ajudá-lo a manter suas atividades normais tanto quanto possível e prevenir lesões permanentes na medula espinhal e nos nervos. Modalidades de tratamento:
Tratamento conservador:
Inclui fisioterapia, atividade física de fortalecimento e medicamentos como antiinflamatórios, corticóides por curto período, relaxantes musculares, opióides e moduladores de dor.
Cirurgia para coluna em Nova Friburgo
Se o tratamento conservador falhar ou se seus sinais e sintomas neurológicos como fraqueza nos braços ou pernas piorarem, você pode precisar de cirurgia para descompressão da medula espinhal ou das raízes nervosas.
A cirurgia pode envolver:
- Remoção de uma hérnia de disco ou esporão ósseo;
- Remoção de parte de uma vértebra;
- Fundir um segmento usando placas, parafusos e enxerto ósseo.
Central de atendimento
Deseja agendar uma consulta com o neurocirurgião que trata desgaste de coluna em Nova Friburgo, basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp 21 99736-1181 ou clicando aqui!