Layout do blog

Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião

4 de novembro de 2021

Qual médico procurar para dor na coluna? 

Qual médico procurar para dor na coluna?

Você sabe qual médico procurar para dor na coluna? Preparamos este post pra você entender qual médico deve procurar e quando isso deve ser feito. Entenda!

O médico que você deve procurar para dor na coluna é o neurocirurgião especialista em coluna vertebral, como o Dr. Felipe Calmon, médico neurocirurgião no RJ especialista em crânio e coluna.

As patologias que acometem com maior frequência a coluna vertebral estão relacionadas à dores musculares, hérnia de disco, dores na coluna cervical e coluna lombar.

Para minimizar os sintomas de dores intensas causadas por esses problemas, é comum ser indicada a prática de exercício físico, controle do estresse e melhora dos hábitos alimentares.

Em alguns casos, quando o paciente apresenta cefaleias juntamente com a dor nas costas, também pode ser indicado que o paciente observe seus hábitos no trabalho, principalmente os relacionados à postura nas cadeiras de escritório e relacionados.


Exercícios de fortalecimento da musculatura eretora da espinha ou mesmo a realização de cirurgias minimamente invasivas para coluna também podem ser indicadas para quem sofre de dores crônicas na coluna vertebral.


Neurocirurgião especialista em coluna

Os neurocirurgiões especialistas em coluna vertebral realizam tratamento para diferentes patologias que acometem a coluna vertebral, como a hérnia de disco lombar, hérnia de disco cervical, estenose de canal vertebral, estenose canal lombar, fratura de coluna, síndrome do túnel do carpo, escoliose e bico de papagaio, por exemplo.

Quando procurar um médico para tratar dor na coluna?

Você deve procurar um médico para tratar dor na coluna (neurocirurgião) ao apresentar dor constante na coluna que não desaparece facilmente e persiste mesmo com repouso, também após o uso da medicação indicada por outro especialista, como um clínico geral, por alguns dias e sem sinal de melhora, aparente fraqueza nos membros (pernas e braços) e dificuldade de locomoção.

Dor nas costas de qualquer complexidade não deve ser ignorada, no entanto, às vezes a causa do desconforto é uma situação que causa dor temporária e não requer atenção médica imediata, e por isso, é comum que as pessoas esperem alguns dias para ver se a dor desaparece antes de procurar atendimento.


Contudo, existem dois sinais de alerta que requerem atenção do médico especializado no tratamento para dor nas costas imediatamente, como no caso de:



  • Formigamento na virilha e nádegas;
  • Qualquer acidente que possa ter sido forte ou desordenado o suficiente para causar uma fratura da medula espinhal.

 


Se você sentiu isso recentemente ou está sentindo agora, não espere que a dor desapareça e
agende uma consulta com o neurocirurgião de emergência. Esses sintomas indicam um quadro clínico de lesão ou compressão da medula espinhal, por isso, é de extrema importância uma avaliação clínica.

Agendar consulta com médico de coluna

Para agendar uma consulta com o médico de coluna, Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, através do WhatsApp 21 99736-1181 ou clicar aqui!

Qual o tempo de recuperação da cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
O tempo de recuperação da cirurgia de coluna varia conforme o tipo de procedimento, saúde do paciente e técnica, podendo levar de semanas a meses.
Tenho obesidade, posso fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, pacientes com obesidade podem fazer cirurgia de coluna, mas é essencial uma avaliação completa para considerar riscos, tipo de cirurgia e perda de peso prévia.
Quais são os sinais de complicações após uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Os sinais de complicações após cirurgia de coluna incluem febre, dor persistente, infecção, dificuldade de movimento e alterações sensoriais.
Cirurgia de coluna para idosos: é seguro?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna para idosos pode ser segura, mas requer avaliação cuidadosa dos riscos, saúde geral e tipo de procedimento, além de acompanhamento pós-operatório.
Quais são os riscos de uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna envolve riscos como infecções, sangramentos, lesões nervosas e falha no alívio da dor. Avaliação cuidadosa é essencial para minimizar complicações.
Cirurgia minimamente invasiva para hérnia de disco vale a pena?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, a cirurgia minimamente invasiva pode valer a pena, com recuperação mais rápida, menos dor e menores riscos de complicações em relação à cirurgia tradicional.
Quem tem osteoporose pode fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Pacientes com osteoporose podem fazer cirurgia de coluna, mas requerem avaliação rigorosa e cuidados especiais para evitar complicações, como fraturas e falha na fixação de implantes.
Quem não pode realizar cirurgia de coluna? Restrições e contraindicações
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A cirurgia de coluna é restrita para quem tem doenças não controladas, condições físicas inadequadas ou riscos elevados. A avaliação médica é essencial para identificar contraindicações.
Como se preparar para uma cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A preparação para cirurgia de coluna inclui exames, ajustes nos medicamentos, cuidados com a alimentação e, às vezes, fisioterapia pré-operatória para melhorar a recuperação.
Problemas de coluna podem causar dores de cabeça
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Problemas de coluna, como má postura, alterações cervicais e tensão muscular, podem causar dores de cabeça ao afetar nervos e a circulação na região.
Mais Posts
Share by: