São inúmeras as causas que podem desencadear uma lombalgia, também conhecida como dor lombar. No entanto, a principal delas ainda é a questão postural. Grande parte das pessoas possuem hábitos incorretos no que diz respeito à postura.
Entretanto, outros fatores podem ser apontados como motivos para o desenvolvimento da dor. Entre eles, podemos destacar as inflamações, infecções, artrose, sedentarismo, hérnia de disco e até mesmo as questões emocionais, como ansiedade e estresse.
A lombalgia ocorre na região inferior da coluna vertebral, chamada também de coluna lombar. Pode acometer todas as pessoas das mais diversas faixas etárias, especialmente as mais idosas.
Esse tipo de dor pode ser aguda ou crônica. A aguda geralmente tem a duração de quatro a seis semanas e a crônica pode durar por toda a vida, indicando uma condição mais grave relacionada à coluna vertebral.
As dores na região lombar são bastante comuns em qualquer idade, é conhecido por afetar cerca de 80% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para um melhor entendimento do porquê isso ocorre, é fundamental conhecer um pouco mais da anatomia.
A lombar está localizada na parte inferior da coluna, é formada por vértebras que compõem a coluna e conectam o tórax, a cintura e as pernas. Essa composição é responsável pelos movimentos corporais e assegura que a pessoa fique de pé, levante-se e ande.
Entre as principais causas desse problema estão o envelhecimento, má postura, obesidade e esforços repetitivos e intensos, como na realização de atividades físicas, por exemplo.
Contudo, até mesmo as emoções negativas como o estresse no ambiente de trabalho, pode ser um pilar para o desencadeamento da condição, isso porque quando se está nervoso, os músculos sofrem espasmos.
A dor lombar pode ser classificada de quatro formas diferentes. São elas:
O tratamento para dor na coluna lombar costuma ser bem semelhante no começo, sendo a dor aguda ou crônica. Indicação de remédios e repouso para a diminuição dos sintomas. No entanto, quando o diagnóstico indica outro problema relacionado, o tratamento pode exigir até mesmo a intervenção cirúrgica.
O médico especialista em dor lombar no RJ é o Dr. Felipe Calmon, Neurocirurgião que atende dos casos mais simples aos mais complexos. Para agendar uma consulta com o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 99736-1181 ou clique aqui!
@ 2024 - Desenvolvido por Grupo KOP com todos os direitos reservados para Dr. Felipe Calmon.