Layout do blog

Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião

7 de julho de 2022

Quantos dias dura uma crise de dor lombar?

Quantos dias dura uma crise de dor lombar

A crise de dor lombar costuma variar de tempo e intensidade. A dor lombar aguda pode durar de quatro a seis semanas, enquanto a crônica pode durar a vida inteira.

São inúmeras as causas que podem desencadear uma lombalgia, também conhecida como dor lombar. No entanto, a principal delas ainda é a questão postural. Grande parte das pessoas possuem hábitos incorretos no que diz respeito à postura. 


Entretanto, outros fatores podem ser apontados como motivos para o desenvolvimento da dor. Entre eles, podemos destacar as inflamações, infecções, artrose, sedentarismo, hérnia de disco e até mesmo as questões emocionais, como ansiedade e estresse. 


A lombalgia ocorre na região inferior da coluna vertebral, chamada também de coluna lombar. Pode acometer todas as pessoas das mais diversas faixas etárias, especialmente as mais idosas. 


Esse tipo de dor pode ser aguda ou crônica. A aguda geralmente tem a duração de quatro a seis semanas e a crônica pode durar por toda a vida, indicando uma condição mais grave relacionada à coluna vertebral.

Qual é a origem da dor lombar?

Qual é a origem da dor lombar

As dores na região lombar são bastante comuns em qualquer idade, é conhecido por afetar cerca de 80% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para um melhor entendimento do porquê isso ocorre, é fundamental conhecer um pouco mais da anatomia.


A lombar está localizada na parte inferior da coluna, é formada por vértebras que compõem a coluna e conectam o tórax, a cintura e as pernas. Essa composição é responsável pelos movimentos corporais e assegura que a pessoa fique de pé, levante-se e ande. 


Entre as principais causas desse problema estão o envelhecimento, má postura, obesidade e esforços repetitivos e intensos, como na realização de atividades físicas, por exemplo. 


Contudo, até mesmo as emoções negativas como o estresse no ambiente de trabalho, pode ser um pilar para o desencadeamento da condição, isso porque quando se está nervoso, os músculos sofrem espasmos.

Como podemos classificar a dor lombar?

tratamento para dor na coluna lombar

A dor lombar pode ser classificada de quatro formas diferentes. São elas:


  • Dor aguda: aparece de maneira repentina ou após um determinado tipo de movimento e costuma durar por cerca de seis semanas;
  • Dor subaguda: tem a duração entre seis semanas até três meses;
  • Dor crônica: dor intensa e persistente. Pode durar mais de três meses ou até mesmo por toda a vida;
  • Dor referida: consiste na sensação dolorosa que caminha de um ponto a outro, como por exemplo das costas até o glúteo. 


O tratamento para dor na coluna lombar costuma ser bem semelhante no começo, sendo a dor aguda ou crônica. Indicação de remédios e repouso para a diminuição dos sintomas. No entanto, quando o diagnóstico indica outro problema relacionado, o tratamento pode exigir até mesmo a intervenção cirúrgica.

Médico especialista em dor lombar no RJ

O médico especialista em dor lombar no RJ é o Dr. Felipe Calmon, Neurocirurgião que atende dos casos mais simples aos mais complexos. Para agendar uma consulta com o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 99736-1181 ou clique aqui!

Qual o tempo de recuperação da cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
O tempo de recuperação da cirurgia de coluna varia conforme o tipo de procedimento, saúde do paciente e técnica, podendo levar de semanas a meses.
Tenho obesidade, posso fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, pacientes com obesidade podem fazer cirurgia de coluna, mas é essencial uma avaliação completa para considerar riscos, tipo de cirurgia e perda de peso prévia.
Quais são os sinais de complicações após uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Os sinais de complicações após cirurgia de coluna incluem febre, dor persistente, infecção, dificuldade de movimento e alterações sensoriais.
Cirurgia de coluna para idosos: é seguro?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna para idosos pode ser segura, mas requer avaliação cuidadosa dos riscos, saúde geral e tipo de procedimento, além de acompanhamento pós-operatório.
Quais são os riscos de uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna envolve riscos como infecções, sangramentos, lesões nervosas e falha no alívio da dor. Avaliação cuidadosa é essencial para minimizar complicações.
Cirurgia minimamente invasiva para hérnia de disco vale a pena?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, a cirurgia minimamente invasiva pode valer a pena, com recuperação mais rápida, menos dor e menores riscos de complicações em relação à cirurgia tradicional.
Quem tem osteoporose pode fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Pacientes com osteoporose podem fazer cirurgia de coluna, mas requerem avaliação rigorosa e cuidados especiais para evitar complicações, como fraturas e falha na fixação de implantes.
Quem não pode realizar cirurgia de coluna? Restrições e contraindicações
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A cirurgia de coluna é restrita para quem tem doenças não controladas, condições físicas inadequadas ou riscos elevados. A avaliação médica é essencial para identificar contraindicações.
Como se preparar para uma cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A preparação para cirurgia de coluna inclui exames, ajustes nos medicamentos, cuidados com a alimentação e, às vezes, fisioterapia pré-operatória para melhorar a recuperação.
Problemas de coluna podem causar dores de cabeça
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Problemas de coluna, como má postura, alterações cervicais e tensão muscular, podem causar dores de cabeça ao afetar nervos e a circulação na região.
Mais Posts
Share by: