Como dito acima o AVC é uma paralisia cerebral que ocorre quando vasos sanguíneos que fazem o processo de circulação do sangue se rompem, provocando uma paralisia cerebral em uma área específica do cérebro que ficou sem o recebimento do oxigênio, ou seja, o sangue.
O Acidente Vascular Cerebral lidera o ranking das principais causas de morte, internação e incapacitação em todo o mundo, por isso o diagnóstico precoce é essencial
O AVC isquêmico é o acidente vascular cerebral que mais acontece, representa 85% de todos os casos registrados.
O Acidente vascular cerebral isquêmico acontece a partir de uma obstrução na artéria, impossibilitando a oxigenação no cérebro. A obstrução na artéria pode ocorrer devido a uma trombose, ou a um êmbolo (embolia).
O AVC hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo do cérebro se rompe, causando sangramento no local que leva ao acúmulo de sangue e, consequentemente, aumento da pressão na área, impedindo que o sangue circule para aquela parte do cérebro.
A redução da quantidade de sangue também leva à diminuição do suprimento de oxigênio, o que resulta na morte das células cerebrais, o que pode levar a sequelas permanentes, como paralisia, dificuldade de falar ou mudanças no pensamento, dependendo da região do cérebro afetada.
Ao acontecer o Acidente Vascular Cerebral o corpo já começa a apresentar seus primeiros sinais e sintomas, saber identificá-los para procurar atendimento médico imediato pode ser decisivo para salvar a vida do paciente. Alguns dos sintomas incluem:
Para diagnosticar o AVC é necessário realizar alguns exames de imagem que serão solicitados pelo médico que trata AVC em Nova Friburgo, Dr. Felipe Calmon. Os exames de imagem podem incluir ultrassonografia computadorizada e ressonância magnética.
No entanto, o exame mais utilizado para diagnosticar o acidente vascular cerebral é a
tomografia computadorizada de crânio.
Esse exame permite ao médico de cabeça em Nova Friburgo identificar sinais precoces principalmente do AVC isquêmico.
Para tratar o AVC em Nova Friburgo, é provável que o médico neurocirurgião inicie o tratamento à base de medicamentos, porém, a principal forma de tratar um Acidente Vascular Cerebral é através da neurocirurgia em Nova Friburgo.
Durante a neurocirurgia, o médico neurocirurgião que trata AVC em Nova Friburgo irá fazer a desobstrução do vaso sanguíneo ou estancamento da hemorragia.
A trombectomia intravascular é um procedimento neurocirúrgico que envolve a remoção de coágulos que bloqueiam a circulação sanguínea no cérebro. Este método é muito eficaz no caso de oclusão de grandes vasos sanguíneos. É utilizado em casos de acidente vascular cerebral isquêmico agudo, e suas indicações podem variar de caso para caso.
Como pudemos ver ao longo deste conteúdo, o Acidente Vascular Cerebral - AVC é muito comum e muito perigoso em todo o mundo, por isso, esteja atento com os sinais e sintomas que você, ou alguma pessoa próxima a você tenha apresentado.
As sequelas de um AVC podem ir além de físicas, por isso, não hesite em procurar um médico neurocirurgião em Nova Friburgo caso apresente alguns dos sinais e sintomas citados acima.
Para agendar uma consulta com o médico especialista em tratar AVC em Nova Friburgo, neurocirurgião Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp 21 99736-1181 ou
clique aqui!
@ 2024 - Desenvolvido por Grupo KOP com todos os direitos reservados para Dr. Felipe Calmon.