A dor na coluna é uma condição comum que pode acometer homens e mulheres em qualquer faixa etária. Normalmente, os sintomas costumam amenizar após algumas semanas ou meses.
As causas podem ser diversas e nem sempre indicam uma doença grave, na maioria das vezes está associada com má postura ou excesso de exercícios físicos. No entanto, esse tipo de dor pode ter relação com problemas mais sérios como hérnias, fraturas ou tumores.
A intensidade da dor pode variar de acordo com a região das costas que for afetada e o tratamento também depende desses fatores.
Os sintomas de dor na coluna podem diversificar bastante, sendo os mais comuns:
Caso apresente qualquer um dos indícios destacados, é fundamental procurar por auxílio médico para uma avaliação.
Para o diagnóstico da dor na coluna no RJ, o médico poderá recomendar alguns exames específicos, entre eles estão os exames de imagem que por serem mais detalhados, permitem uma maior análise das dores ou identificação de possíveis doenças.
Dentre os exames solicitados, estão a ressonância e a tomografia. Por meio da ressonância o médico consegue avaliar quais regiões foram afetadas.
Já na tomografia, o especialista é capaz de averiguar traumas, fraturas, tumores e até compressão da medula. Além disso, a realização deste exame também pode ser recomendado nos casos em que o paciente não pode fazer ressonância magnética.
O tratamento para dor na coluna no RJ varia de acordo com o tipo e a localização da dor. Em casos mais simples, como sedentarismo e má postura, muitas vezes pode ser recomendado uma mudança de hábitos, ou realização de exercícios físicos leves, repouso e perda de peso, além de medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares.
Em situações mais graves, o tratamento é mais específico, e pode envolver medicação, fisioterapia e até mesmo cirurgia.
A dor na coluna, ainda que não apresente uma condição mais grave, não deve ser ignorada, e somente o profissional pode fazer um diagnóstico e indicar o tratamento adequado para cada caso.
É importante não realizar nenhum tipo de exercício sem recomendação médica.
Para agendar uma consulta com o médico neurocirurgião especialista em coluna no RJ, o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 99736-1181 ou clique aqui!
@ 2024 - Desenvolvido por Grupo KOP com todos os direitos reservados para Dr. Felipe Calmon.