Layout do blog

Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião

23 de fevereiro de 2023

O que é bom para o nervo ciático?

O que é bom para o nervo ciático

Em momentos de crise é bom para nervo ciático o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, a depender do quadro. Ainda, é eficiente para o alívio da dor a realização de compressas mornas no local afetado, o uso de pomadas e repouso em posições que relaxem o nervo, como a posição fetal. Pessoas que cultivam bons hábitos têm bons resultados no tratamento de dores no nervo ciático.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, ele começa no final da coluna lombar e se estende até os pés. As dores no nervo ciático são mais comuns em pessoas mais velhas, apresentando três principais causas:


  • Hérnia de disco: É uma lesão que ocorre normalmente na região lombar, causada quando um disco invertebral (disco cartilaginoso localizado entre as vértebras da coluna) sai de sua posição natural e comprime as raízes nervosas que estão presentes na coluna.
  • Estenose de canal: Ocorre quando há o estreitamento natural do canal vertebral, onde passam os nervos, à medida que o paciente envelhece. Este estreitamento permite que estruturas entrem em conflito com o nervo.
  • Instabilidade da coluna: Ocorre quando os sistemas na coluna estão desestabilizados, ou seja, não estão em perfeito funcionamento, de modo que podem sobrecarregar ou atrapalhar uns aos outros, causando dores principalmente na região lombar.


Fatores de risco como obesidade e o trabalho repetitivo carregando peso podem sobrecarregar o nervo e desencadear a dor ciática.

Como identificar a dor do nervo ciático?

Como identificar a dor do nervo ciático

Para identificar a dor no no nervo ciático é preciso identificar a dor, a mesma se difere de uma dor lombar comum, causada por outro motivo, porque ela pode irradiar para toda a extensão do nervo.


É comum os pacientes sentirem dores que repuxam a região das pernas, ou que como uma pontada súbita em algum local pontual, podendo ser na lombar, glúteos ou panturrilha. É comum também sentir a sensação de choque, queimação, e alguns pacientes relatam dormência nos pés.


A maioria dos casos é unilateral, ou seja, manifesta-se somente em um dos lados do corpo, não atingindo toda a extensão do nervo.

Quando procurar um médico para dor no nervo ciático?

médico para enxaqueca

Recomenda-se o paciente procurar um médico para dor no nervo ciático quando o paciente começa a apresentar crises de repetição, ou seja, quando as crises de dores são frequentes, é ideal que procure um médico para iniciar um tratamento adequado.


Na maioria dos casos, as crises de dores no nervo ciático duram cerca de uma semana até amenizarem.


A bem da verdade, o acompanhamento médico é sempre indicado, desde o primeiro sintoma manifestado, uma vez que, em muitos casos, o paciente não consegue identificar o motivo da dor, e acaba por se automedicar de forma incorreta. O exame realizado para investigar a causa da dor no ciático, normalmente, é a ressonância.

Médico para tratar dor no nervo ciático no RJ

O médico para tratar dor no nervo ciático no Rio de Janeiro é o Dr. Felipe Calmon, neurocirurgião especialista em traumas de coluna. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp: (21) 99736-1181 ou clique aqui!

Qual o tempo de recuperação da cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
O tempo de recuperação da cirurgia de coluna varia conforme o tipo de procedimento, saúde do paciente e técnica, podendo levar de semanas a meses.
Tenho obesidade, posso fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, pacientes com obesidade podem fazer cirurgia de coluna, mas é essencial uma avaliação completa para considerar riscos, tipo de cirurgia e perda de peso prévia.
Quais são os sinais de complicações após uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Os sinais de complicações após cirurgia de coluna incluem febre, dor persistente, infecção, dificuldade de movimento e alterações sensoriais.
Cirurgia de coluna para idosos: é seguro?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna para idosos pode ser segura, mas requer avaliação cuidadosa dos riscos, saúde geral e tipo de procedimento, além de acompanhamento pós-operatório.
Quais são os riscos de uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna envolve riscos como infecções, sangramentos, lesões nervosas e falha no alívio da dor. Avaliação cuidadosa é essencial para minimizar complicações.
Cirurgia minimamente invasiva para hérnia de disco vale a pena?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, a cirurgia minimamente invasiva pode valer a pena, com recuperação mais rápida, menos dor e menores riscos de complicações em relação à cirurgia tradicional.
Quem tem osteoporose pode fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Pacientes com osteoporose podem fazer cirurgia de coluna, mas requerem avaliação rigorosa e cuidados especiais para evitar complicações, como fraturas e falha na fixação de implantes.
Quem não pode realizar cirurgia de coluna? Restrições e contraindicações
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A cirurgia de coluna é restrita para quem tem doenças não controladas, condições físicas inadequadas ou riscos elevados. A avaliação médica é essencial para identificar contraindicações.
Como se preparar para uma cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A preparação para cirurgia de coluna inclui exames, ajustes nos medicamentos, cuidados com a alimentação e, às vezes, fisioterapia pré-operatória para melhorar a recuperação.
Problemas de coluna podem causar dores de cabeça
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Problemas de coluna, como má postura, alterações cervicais e tensão muscular, podem causar dores de cabeça ao afetar nervos e a circulação na região.
Mais Posts
Share by: