Layout do blog

Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião

18 de novembro de 2022

O que fazer para aliviar a enxaqueca?

O que fazer para aliviar a enxaqueca

Para aliviar a enxaqueca recomenda-se repouso em um ambiente com pouca luz, bastante ingestão de água, mergulhar os pés em água morna para relaxar, massagear e colocar gelo na região da têmpora, não ficar sem se alimentar por um longo período, nem utilizar remédios com posologia inadequada.

A enxaqueca é uma dor de cabeça intensa ou moderada que geralmente é acompanhada por outros sintomas, como sensibilidade à luz, sensibilidade ao som e sensação de mal-estar e náuseas.


Muitas vezes, a enxaqueca é uma dor mais localizada, sentida apenas em um lado ou em uma área específica da cabeça do paciente. Enxaquecas também podem ser sentidas em ambos os lados. 


Muitas pessoas podem pensar que a melhor maneira de aliviar os sintomas é tomar analgésicos simples. No entanto, as pessoas com dores de cabeça frequentes tendem a abusar desses medicamentos, às vezes tomando mais de três comprimidos por dia. O problema é que esse excesso "acostuma" o corpo e ele passa a precisar de analgésicos o tempo todo. Sem eles, a dor voltará e piorará com o tempo. Cuidado para não cair nesse ciclo vicioso.

Como aliviar crises de enxaqueca?

Como aliviar crises de enxaqueca

Para aliviar as crises de enxaqueca o paciente pode realizar algumas tarefas simples que não necessitam de prescrição médica, como:

Quarto escuro e silencioso

Esta é a técnica mais comum e eficaz. Em um momento crítico, após tomar analgésicos, descanse em um quarto escuro e silencioso.

Escalda pé

Mergulhe os pés em uma tigela com água morna por cerca de 20 minutos. Este método ajuda a baixar a pressão arterial e reduzir a intensidade da dor.

Compressa fria

Para aliviar a sensação de latejamento nas têmporas, coloca-se uma compressa fria (na geladeira por cerca de 20 minutos) sobre o local para causar vasoconstrição (diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos), o que reduz a dor. Se você não tiver uma bolsa, pode usar um pano úmido. 

Pressão sobre a área da têmpora 

Pressione e massageie as têmporas doloridas com as mãos. Produtos à base de cânfora (por causa de suas propriedades anti-inflamatórias) podem trazer alívio temporário.

Quando procurar um médico para enxaqueca?

médico para enxaqueca

Recomenda-se procurar um médico para enxaqueca quando suas dores de cabeça comum mudam do que você está acostumado. Também recomenda-se a busca de um profissional ao se tornarem intensas e noturnas, ou forem acompanhadas de alterações na visão, náuseas, vômitos ou até mesmo crises convulsivas, para diagnosticar corretamente a causa desses sintomas.


O médico que trata enxaqueca no RJ é o Dr. Felipe Calmon, neurocirurgião experiente no diagnóstico e tratamento de condições e patologias que comprometem a saúde do crânio e da coluna. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, através do WhatsApp 21 99736-1181 ou
clique aqui!

Qual o tempo de recuperação da cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
O tempo de recuperação da cirurgia de coluna varia conforme o tipo de procedimento, saúde do paciente e técnica, podendo levar de semanas a meses.
Tenho obesidade, posso fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, pacientes com obesidade podem fazer cirurgia de coluna, mas é essencial uma avaliação completa para considerar riscos, tipo de cirurgia e perda de peso prévia.
Quais são os sinais de complicações após uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Os sinais de complicações após cirurgia de coluna incluem febre, dor persistente, infecção, dificuldade de movimento e alterações sensoriais.
Cirurgia de coluna para idosos: é seguro?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna para idosos pode ser segura, mas requer avaliação cuidadosa dos riscos, saúde geral e tipo de procedimento, além de acompanhamento pós-operatório.
Quais são os riscos de uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna envolve riscos como infecções, sangramentos, lesões nervosas e falha no alívio da dor. Avaliação cuidadosa é essencial para minimizar complicações.
Cirurgia minimamente invasiva para hérnia de disco vale a pena?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, a cirurgia minimamente invasiva pode valer a pena, com recuperação mais rápida, menos dor e menores riscos de complicações em relação à cirurgia tradicional.
Quem tem osteoporose pode fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Pacientes com osteoporose podem fazer cirurgia de coluna, mas requerem avaliação rigorosa e cuidados especiais para evitar complicações, como fraturas e falha na fixação de implantes.
Quem não pode realizar cirurgia de coluna? Restrições e contraindicações
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A cirurgia de coluna é restrita para quem tem doenças não controladas, condições físicas inadequadas ou riscos elevados. A avaliação médica é essencial para identificar contraindicações.
Como se preparar para uma cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A preparação para cirurgia de coluna inclui exames, ajustes nos medicamentos, cuidados com a alimentação e, às vezes, fisioterapia pré-operatória para melhorar a recuperação.
Problemas de coluna podem causar dores de cabeça
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Problemas de coluna, como má postura, alterações cervicais e tensão muscular, podem causar dores de cabeça ao afetar nervos e a circulação na região.
Mais Posts
Share by: