Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião
O que fazer para aliviar a enxaqueca?

Para aliviar a enxaqueca recomenda-se repouso em um ambiente com pouca luz, bastante ingestão de água, mergulhar os pés em água morna para relaxar, massagear e colocar gelo na região da têmpora, não ficar sem se alimentar por um longo período, nem utilizar remédios com posologia inadequada.
A enxaqueca é uma dor de cabeça intensa ou moderada que geralmente é acompanhada por outros sintomas, como sensibilidade à luz, sensibilidade ao som e sensação de mal-estar e náuseas.
Muitas vezes, a enxaqueca é uma dor mais localizada, sentida apenas em um lado ou em uma área específica da cabeça do paciente. Enxaquecas também podem ser sentidas em ambos os lados.
Muitas pessoas podem pensar que a melhor maneira de aliviar os sintomas é tomar analgésicos simples. No entanto, as pessoas com dores de cabeça frequentes tendem a abusar desses medicamentos, às vezes tomando mais de três comprimidos por dia. O problema é que esse excesso "acostuma" o corpo e ele passa a precisar de analgésicos o tempo todo. Sem eles, a dor voltará e piorará com o tempo. Cuidado para não cair nesse ciclo vicioso.
Como aliviar crises de enxaqueca?

Para aliviar as crises de enxaqueca o paciente pode realizar algumas tarefas simples que não necessitam de prescrição médica, como:
Quarto escuro e silencioso
Esta é a técnica mais comum e eficaz. Em um momento crítico, após tomar analgésicos, descanse em um quarto escuro e silencioso.
Escalda pé
Mergulhe os pés em uma tigela com água morna por cerca de 20 minutos. Este método ajuda a baixar a pressão arterial e reduzir a intensidade da dor.
Compressa fria
Para aliviar a sensação de latejamento nas têmporas, coloca-se uma compressa fria (na geladeira por cerca de 20 minutos) sobre o local para causar vasoconstrição (diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos), o que reduz a dor. Se você não tiver uma bolsa, pode usar um pano úmido.
Pressão sobre a área da têmpora
Pressione e massageie as têmporas doloridas com as mãos. Produtos à base de cânfora (por causa de suas propriedades anti-inflamatórias) podem trazer alívio temporário.
Quando procurar um médico para enxaqueca?

Recomenda-se procurar um médico para enxaqueca quando suas dores de cabeça comum mudam do que você está acostumado. Também recomenda-se a busca de um profissional ao se tornarem intensas e noturnas, ou forem acompanhadas de alterações na visão, náuseas, vômitos ou até mesmo crises convulsivas, para diagnosticar corretamente a causa desses sintomas.
O médico que trata enxaqueca no RJ é o Dr. Felipe Calmon, neurocirurgião experiente no diagnóstico e tratamento de condições e patologias que comprometem a saúde do crânio e da coluna. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, através do WhatsApp 21 99736-1181 ou
clique aqui!