A dor nas costas é comum e geralmente melhora em algumas semanas ou meses. Esse tipo de dor pode estar relacionado a diferentes causas, como má postura, tarefas repetitivas e problemas mais graves, como hérnia de disco, fratura ou tumor. O tipo de dor nas costas também varia de acordo com a área afetada.
A dor pode surgir gradualmente (cada vez mais dolorosa) ou repentinamente, e geralmente a intensidade da dor não está diretamente relacionada à gravidade do problema. A dor nas costas é um sintoma que deve ser sempre avaliado por um médico. Você deve consultar seu médico com urgência se sua dor nas costas for muito intensa ou se você tiver outros sintomas como febre, calafrios, perda de peso, dificuldade para respirar, dificuldade para se movimentar e outros sinais e sintomas a serem considerados.
As principais causas de dor na coluna estão principalmente relacionadas com a falta de conservação e excesso de abuso. Sendo elas:
A postura correta mantém o equilíbrio entre os músculos e os ossos e, se isso não for feito, podem ocorrer alterações estruturais na coluna, rigidez articular e encurtamento muscular.
O estresse é uma maneira física e emocional de responder aos eventos cotidianos. Durante situações estressantes, o corpo libera hormônios, como o cortisol, na corrente sanguínea, o que pode causar rigidez ou tensão muscular. Portanto, a dor nas costas, especialmente a dor lombar, pode estar relacionada ao estresse.
Uma hérnia de disco ocorre quando o revestimento de um disco na coluna é danificado por uma ruptura, causando dor na coluna. Quando isso acontece, o conteúdo do disco pode vazar e causar pinçamento dos nervos, que pode causar dor na perna ou no braço, dependendo da área afetada. Uma hérnia de disco ocorre mais comumente na parte inferior das costas, mas também pode ocorrer no pescoço. Saiba mais sobre hérnia de disco.
A ciática é uma dor lombar leve a grave que pode irradiar para a perna esquerda ou direita. Certos movimentos, como torcer, dobrar ou tossir, podem piorar essa dor. Esse sintoma pode ser acompanhado por dormência, formigamento e fraqueza muscular.
O diagnóstico de dor na coluna é feito a partir da anamnese dos sintomas apresentados pelo paciente, seguido dos exames de imagens que devem ser realizados, como ressonância e tomografia.
A ressonância magnética da coluna é um exame não invasivo que pode diagnosticar muitas condições que afetam a coluna. Imagens detalhadas permitem que os médicos examinem o corpo humano e detectem muitas doenças. As imagens podem ser verificadas em um computador, impressas, copiadas em CD ou visualizadas em um servidor ou nuvem.
A tomografia computadorizada da coluna vertebral examina os ossos, articulações e tecidos moles da coluna lombar. Este teste pode determinar a presença de tumores, lesões, infecções, hérnias e outras complicações. Também pode ser feito em pacientes que não são elegíveis para ressonância magnética, como aqueles com pinos e parafusos de metal na coluna.
O tratamento para dor na coluna depende do tipo e localização da dor e pode incluir medicamentos anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, fisioterapia ou hidroterapia e, nos casos mais graves, cirurgia. Em casos mais leves, mudanças no estilo de vida, como atividade física leve, relaxamento e perda de peso, geralmente podem aliviar os sintomas.
O médico especialista em inflamação na coluna é o Dr. Felipe Calmon, é um médico neurocirurgião experiente no diagnóstico e tratamento de condições e patologias que comprometem a saúde do crânio e da coluna. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, através do WhatsApp 21 99736-1181 ou
clique aqui!
@ 2024 - Desenvolvido por Grupo KOP com todos os direitos reservados para Dr. Felipe Calmon.