Layout do blog

Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião

15 de dezembro de 2022

O que pode causar fraqueza muscular?

O que pode causar fraqueza muscular

A fraqueza muscular pode ocorrer devido a questões neurológicas, como esclerose múltipla (EM), doença de Parkinson, acidente vascular cerebral (AVC), hérnia de disco cervical, entre outros. Para diagnosticar e tratar a fraqueza muscular é preciso receber avaliação médica do especialista.

A fraqueza muscular é definida como a diminuição da força de um ou mais músculos do corpo, ou seja, as pessoas acometidas por essa condição não conseguem movimentar os músculos espontaneamente, mesmo que exerçam grande esforço para isso.


O problema é comum, pode afetar diferentes faixas etárias e é considerado uma doença simples em vários casos, mas também pode ser o primeiro sinal de distúrbios neurológicos, como mal de Parkinson, esclerose múltipla (EM) ou acidente vascular cerebral (AVC). ), Por exemplo.


A fraqueza muscular pode se apresentar junto a outros sintomas, como:


  • Cansaço físico ou mental;
  • Dificuldade para respirar;
  • Perda de força em um ou mais músculos do corpo;
  • Incapacidade de sustentação da cabeça;
  • Dificuldade para mastigar, engolir ou falar;
  • Perda involuntária de fezes ou urina.


Caso o paciente apresente perda de força muscular aliado a estes sintomas, recomenda-se a procura por um médico especializado, a fim de diagnosticar e tratar o paciente o mais precoce possível.

Como diagnosticar a causa da fraqueza muscular?

Como diagnosticar a causa da fraqueza muscular

Para diagnosticar a causa da fraqueza muscular o paciente pode ser submetido ao:

Exame físico

O exame físico funciona com uma avaliação para confirmar a gravidade e distribuição da fraqueza muscular. Além dos músculos individuais, o médico analisa as atividades funcionais, como ficar de pé e escrever.

Exame neurológico

O exame neurológico é feito junto com o teste motor para que os médicos possam observar padrões e determinar se os déficits são devidos ao sistema nervoso central ou periférico.

Testes laboratoriais e de imagem

Os exames físicos e neurológicos irão determinar quais testes adicionais podem ser necessários para a precisão do diagnóstico. Os exames de imagem são principalmente  indicados em pacientes com fraqueza muscular que sugere um possível distúrbio neurológico. Quando há suspeita de uma doença infecciosa, testes laboratoriais devem ser realizados.

Qual é o tratamento para a fraqueza muscular?

tratamento para a fraqueza muscular

O tratamento para fraqueza muscular é realizado de acordo com a condição ou patologia diagnosticada, podendo ser feito com anti-inflamatórios, fisioterapias, infiltrações na coluna e cirurgias.


O médico para tratar fraqueza muscular no RJ é o Dr. Felipe Calmon, médico neurocirurgião experiente no diagnóstico e tratamento de questões que acometem a saúde do crânio e coluna vertebral. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp
clicando aqui!

Qual o tempo de recuperação da cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
O tempo de recuperação da cirurgia de coluna varia conforme o tipo de procedimento, saúde do paciente e técnica, podendo levar de semanas a meses.
Tenho obesidade, posso fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, pacientes com obesidade podem fazer cirurgia de coluna, mas é essencial uma avaliação completa para considerar riscos, tipo de cirurgia e perda de peso prévia.
Quais são os sinais de complicações após uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Os sinais de complicações após cirurgia de coluna incluem febre, dor persistente, infecção, dificuldade de movimento e alterações sensoriais.
Cirurgia de coluna para idosos: é seguro?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna para idosos pode ser segura, mas requer avaliação cuidadosa dos riscos, saúde geral e tipo de procedimento, além de acompanhamento pós-operatório.
Quais são os riscos de uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna envolve riscos como infecções, sangramentos, lesões nervosas e falha no alívio da dor. Avaliação cuidadosa é essencial para minimizar complicações.
Cirurgia minimamente invasiva para hérnia de disco vale a pena?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, a cirurgia minimamente invasiva pode valer a pena, com recuperação mais rápida, menos dor e menores riscos de complicações em relação à cirurgia tradicional.
Quem tem osteoporose pode fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Pacientes com osteoporose podem fazer cirurgia de coluna, mas requerem avaliação rigorosa e cuidados especiais para evitar complicações, como fraturas e falha na fixação de implantes.
Quem não pode realizar cirurgia de coluna? Restrições e contraindicações
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A cirurgia de coluna é restrita para quem tem doenças não controladas, condições físicas inadequadas ou riscos elevados. A avaliação médica é essencial para identificar contraindicações.
Como se preparar para uma cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A preparação para cirurgia de coluna inclui exames, ajustes nos medicamentos, cuidados com a alimentação e, às vezes, fisioterapia pré-operatória para melhorar a recuperação.
Problemas de coluna podem causar dores de cabeça
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Problemas de coluna, como má postura, alterações cervicais e tensão muscular, podem causar dores de cabeça ao afetar nervos e a circulação na região.
Mais Posts
Share by: