As dores de cabeça são divididas entre primárias e secundárias. A primária é a mais comum e é descrita como “a caso” sem nenhuma doença ou lesão identificável. Estes incluem dores de cabeça tensionais, enxaquecas (enxaquecas) e dores de cabeça em salvas. As dores de cabeça secundárias, por outro lado, são aquelas que têm uma causa específica, como uma condição pré-existente, alterações hormonais, problemas de sinusite, inflamação nos dentes ou efeito colateral de um medicamento ou droga, e questões intracranianas.
Com isso, as dores de cabeça mais preocupantes são as secundárias, que ocorrem devido a questões patológicas.
As dores de cabeça são comuns, estima-se que cerca de metade de todas as pessoas sofram de pelo menos uma dor de cabeça por ano. Embora comum, se a dor começar repentinamente, for intensa ou não passar, pode haver um problema maior por trás dela, sendo necessário atendimento médico especializado para avaliar a causa da dor e indicar o tratamento mais adequado.
Recomenda-se procurar um médico para dor de cabeça quando o paciente apresenta sinais e sintomas de alerta que podem indicar que esteja acontecendo algum problema mais grave, como:
Para diagnosticar a causa da dor de cabeça os pacientes são submetidos a anamnese clínica, onde o médico fará a análise dos sintomas apresentados e tomografia de crânio, com e/ou sem contraste, e a ressonância magnética. A ressonância magnética é superior à tomografia computadorizada, pelo seu maior grau de detalhamento das estruturas intracranianas e pela ausência de radiação na aquisição das imagens.
No entanto, em casos de outras possíveis causas outros exames podem ser solicitados.
O tratamento para dores de cabeça persistentes geralmente é apenas para alívio temporário, pois a causa do problema deve ser tratada, não a dor de cabeça em si. Muitas vezes, a dor será aliviada com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos mais fortes, no entanto, para curar a condição, é importante diagnosticar o que está causando o problema.
O médico para tratar dor de cabeça constante no RJ é o Dr. Felipe Calmon, neurocirurgião especialista em diagnósticos e tratamentos de condições e patologias que afetam a saúde do crânio. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp
clicando aqui!
@ 2024 - Desenvolvido por Grupo KOP com todos os direitos reservados para Dr. Felipe Calmon.