É importante esclarecer que o tumor benigno, apesar de não ser câncer, pode crescer em um local do cérebro que causa problemas ao paciente, como fraqueza e paralisia (quando afeta a área responsável pelos movimentos) ou até perda da visão (quando afeta a região responsável pela visão), de modo que, em vários casos, é recomendada sua remoção por cirurgia.
No tocante aos tumores malignos, as chances de cura vão depender do estágio que foi descoberta a doença, do tipo de tumor, da idade do paciente, do local que o tumor está localizado (possibilitando ou não sua retirada por cirurgia), se houve ou não metástase, entre outros fatores.
A fim de identificar qual o tratamento que pode garantir maior chance de sobrevida, o ideal é consultar-se com um médico neurocirurgião especializado.
Os sintomas do tumor cerebral vão depender da área que foi afetada pelo nódulo, podendo variar entre problemas de visão e motores, além de náuseas, vômitos, falta de equilíbrio, sonolência, formigamento, fraqueza, problemas de fala ou audição, alterações neurológicas, entre outros.
Alguns sintomas são comuns tanto em tumores benignos quanto malignos, são eles:
Os sintomas acima mencionados também podem estar relacionados a outras condições clínicas, não havendo relação específica e exclusiva com os tumores cerebrais. Porém, caso ocorra a manifestação de forma reiterada destes sintomas, isoladamente ou em conjunto, é ideal que o médico neurocirurgião seja procurado, a fim de identificar e tratar possíveis causas.
É importante esclarecer que o diagnóstico de tumor cerebral não tem como consequência, necessariamente, o óbito. Com o avanço da tecnologia e dos tratamentos médicos, em vários casos, o paciente pode ter boas chances de sobrevida. Um estudo realizado pela Central de Registros de Tumores Cerebrais dos Estados Unidos, baseado em pacientes tratados entre 2011 e 2015 apresentou taxa de sobrevida acima de 90% em alguns casos.
Os pacientes diagnosticados atualmente com tumor cerebral podem apresentar prognóstico melhor do que os informados acima, em decorrência das recentes melhorias e avanços tecnológicos alcançados após a data do estudo.
A causa exata do tumor cerebral ainda é desconhecida, de modo que é difícil identificar causas preventivas. O que se tem conhecimento, é sobre algumas mudanças que ocorrem nas células normais do cérebro e podem levar à formação de tumores cerebrais.
Assim como todos os outros tumores, os tumores cerebrais são causados por alterações do DNA no interior das células, que podem ser herdadas dos pais, mas são identificadas com maior frequência no decorrer da vida do indivíduo.
Sabe-se que o tumor cerebral pode ocorrer em qualquer idade, tendo maior prevalência na população masculina. Quanto mais cedo é o diagnóstico e quanto mais novo é o paciente, maiores chances de sucesso no tratamento.
O tratamento pode ser realizado através de radioterapia, quimioterapia, cirurgia, isoladamente ou combinadas.
O médico neurocirurgião para tumor cerebral no Rio de Janeiro é o Dr. Felipe Calmon, que oferece consultas, diagnósticos, tratamentos e neurocirurgia de crânio de maneira humanizada e individualizada. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp: (21) 99736-1181 ou
clique aqui!
@ 2024 - Desenvolvido por Grupo KOP com todos os direitos reservados para Dr. Felipe Calmon.