Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião
Qual médico procurar para enxaqueca?

O médico que devemos procurar para enxaqueca é o neurocirurgião especialista em crânio. Profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento das condições que provocam crises de dor de cabeça.
Enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que pode ocorrer em qualquer idade. Normalmente, se manifesta mais em jovens e adultos e afeta principalmente as mulheres.
Essa condição é composta de diversos sintomas e uma crise dura entre 4 horas até 3 dias. A dor de cabeça costuma ser o principal agravante, no entanto, outros indícios podem incomodar ainda mais que ela.
A intensidade do problema é variável, entretanto costuma ser de moderada a severa, e algumas pessoas sentem incômodos ainda maiores que a própria dor, como por exemplo sensibilidade à luz e cheiros, tonturas e visão embaçada.
O que pode causar enxaqueca?

- Preocupação excessiva: ansiedade, tensão ou grande estresse provocam alterações no humor e a consequência são as dores na cabeça;
- Jejum prolongado: longo tempo sem comer pode causar queda na taxa de açúcar do sangue e levar a produção de substâncias que causam a dor;
- Sono irregular: dormir bem é fundamental para o bem estar do corpo. Quando se dorme mal, as chances de desequilíbrios e dores na cabeça se tornam maiores;
- Ciclo hormonal: a tensão pré menstrual, conhecida como TPM, normalmente traz consigo as crises de enxaqueca, podendo ser de moderada a intensa;
- Falta de exercícios físicos: a realização de atividades físicas permite que o organismo produza endorfina, regularizando a serotonina e a melatonina, tornando o corpo mais resistente às dores.
Além das causas destacadas, o uso excessivo de analgésicos e a má alimentação também podem ser fatores predominantes para as crises de enxaqueca.
Quais são os tratamentos para a enxaqueca?

O tratamento recomendado para a enxaqueca depende da intensidade e frequência da dor. Em um primeiro momento, a finalidade é reduzir os sintomas e evitar novas crises.
A administração de medicamentos pode apresentar uma solução temporária contra a dor, principalmente se forem tomados no início dos sintomas. No entanto, usar analgésicos de forma repetitiva pode aumentar ainda mais o problema.
Outra solução indicada é fazer mudanças no estilo de vida, como uma alimentação mais saudável, sono regular, redução do consumo de bebidas alcoólicas, prática de atividades físicas e controle dos níveis de estresse.
É fundamental lembrar que somente o médico devidamente habilitado pode diagnosticar e recomendar tratamentos, bem como receitar a medicação.
Como evitar crises de enxaqueca
- Evite pular refeições. O jejum prolongado é um fator determinante para o desenvolvimento da enxaqueca;
- Reduza alimentos e bebidas que não façam parte de uma alimentação balanceada;
- Pratique exercícios físicos com regularidade;
- Tenha boas noites de sono. Estabeleça horários para deitar-se e levantar-se;
- Reserve um tempo para o lazer.
Médico especializado em enxaqueca
O neurocirurgião, Dr. Felipe Calmon, é um médico especializado em enxaqueca, que atua dos casos mais simples aos mais complexos. Para agendar uma consulta com o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 99736-1181 ou clique aqui!