Layout do blog

Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião

7 de julho de 2022

Qual médico procurar para enxaqueca?

Qual médico procurar para enxaqueca

O médico que devemos procurar para enxaqueca é o neurocirurgião especialista em crânio. Profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento das condições que provocam crises de dor de cabeça.

Enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que pode ocorrer em qualquer idade. Normalmente, se manifesta mais em jovens e adultos e afeta principalmente as mulheres. 


Essa condição é composta de diversos sintomas e uma crise dura entre 4 horas até 3 dias. A dor de cabeça costuma ser o principal agravante, no entanto, outros indícios podem incomodar ainda mais que ela. 


A intensidade do problema é variável, entretanto costuma ser de moderada a severa, e algumas pessoas sentem incômodos ainda maiores que a própria dor, como por exemplo sensibilidade à luz e cheiros, tonturas e visão embaçada.


O que pode causar enxaqueca?

O que pode causar enxaqueca
  • Preocupação excessiva: ansiedade, tensão ou grande estresse provocam alterações no humor e a consequência são as dores na cabeça;
  • Jejum prolongado: longo tempo sem comer pode causar queda na taxa de açúcar do sangue e levar a produção de substâncias que causam a dor;
  • Sono irregular: dormir bem é fundamental para o bem estar do corpo. Quando se dorme mal, as chances de desequilíbrios e dores na cabeça se tornam maiores;
  • Ciclo hormonal: a tensão pré menstrual, conhecida como TPM, normalmente traz consigo as crises de enxaqueca, podendo ser  de moderada a intensa;
  • Falta de exercícios físicos: a realização de atividades físicas permite que o organismo produza endorfina, regularizando a serotonina e a melatonina, tornando o corpo mais resistente às dores.


Além das causas destacadas, o uso excessivo de analgésicos e a má alimentação também podem ser fatores predominantes para as crises de enxaqueca.

Quais são os tratamentos para a enxaqueca?

tratamentos para a enxaqueca

O tratamento recomendado para a enxaqueca depende da intensidade e frequência da dor. Em um primeiro momento, a finalidade é reduzir os sintomas e evitar novas crises. 


A administração de medicamentos pode apresentar uma solução temporária contra a dor, principalmente se forem tomados no início dos sintomas. No entanto, usar analgésicos de forma repetitiva pode aumentar ainda mais o problema.


Outra solução indicada é fazer mudanças no estilo de vida, como uma alimentação mais saudável, sono regular, redução do consumo de bebidas alcoólicas, prática de atividades físicas e controle dos níveis de estresse.


É fundamental lembrar que somente o médico devidamente habilitado pode diagnosticar e recomendar tratamentos, bem como receitar a medicação.

Como evitar crises de enxaqueca

  • Evite pular refeições. O jejum prolongado é um fator determinante para o desenvolvimento da enxaqueca;
  • Reduza alimentos e bebidas que não façam parte de uma alimentação balanceada;
  • Pratique exercícios físicos com regularidade;
  • Tenha boas noites de sono. Estabeleça horários para deitar-se e levantar-se;
  • Reserve um tempo para o lazer.

Médico especializado em enxaqueca

O neurocirurgião, Dr. Felipe Calmon, é um médico especializado em enxaqueca, que atua dos casos mais simples aos mais complexos. Para agendar uma consulta com o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 99736-1181 ou clique aqui!

Qual o tempo de recuperação da cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
O tempo de recuperação da cirurgia de coluna varia conforme o tipo de procedimento, saúde do paciente e técnica, podendo levar de semanas a meses.
Tenho obesidade, posso fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, pacientes com obesidade podem fazer cirurgia de coluna, mas é essencial uma avaliação completa para considerar riscos, tipo de cirurgia e perda de peso prévia.
Quais são os sinais de complicações após uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Os sinais de complicações após cirurgia de coluna incluem febre, dor persistente, infecção, dificuldade de movimento e alterações sensoriais.
Cirurgia de coluna para idosos: é seguro?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna para idosos pode ser segura, mas requer avaliação cuidadosa dos riscos, saúde geral e tipo de procedimento, além de acompanhamento pós-operatório.
Quais são os riscos de uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna envolve riscos como infecções, sangramentos, lesões nervosas e falha no alívio da dor. Avaliação cuidadosa é essencial para minimizar complicações.
Cirurgia minimamente invasiva para hérnia de disco vale a pena?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, a cirurgia minimamente invasiva pode valer a pena, com recuperação mais rápida, menos dor e menores riscos de complicações em relação à cirurgia tradicional.
Quem tem osteoporose pode fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Pacientes com osteoporose podem fazer cirurgia de coluna, mas requerem avaliação rigorosa e cuidados especiais para evitar complicações, como fraturas e falha na fixação de implantes.
Quem não pode realizar cirurgia de coluna? Restrições e contraindicações
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A cirurgia de coluna é restrita para quem tem doenças não controladas, condições físicas inadequadas ou riscos elevados. A avaliação médica é essencial para identificar contraindicações.
Como se preparar para uma cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A preparação para cirurgia de coluna inclui exames, ajustes nos medicamentos, cuidados com a alimentação e, às vezes, fisioterapia pré-operatória para melhorar a recuperação.
Problemas de coluna podem causar dores de cabeça
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Problemas de coluna, como má postura, alterações cervicais e tensão muscular, podem causar dores de cabeça ao afetar nervos e a circulação na região.
Mais Posts
Share by: