Um neurocirurgião é um médico especializado em cirurgia do sistema nervoso central e periférico, incluindo cérebro, cirurgia da coluna e todos os ramos nervosos. Suas áreas de especialização incluem o tratamento cirúrgico de estruturas neurológicas, enquanto
Os neurologistas trabalham em diagnósticos e tratamentos tradicionais não cirúrgicos. Ambas as especialidades têm conhecimento do sistema nervoso desde o cérebro até a medula espinhal, nervos e músculos, mas somente neurocirurgiões podem diagnosticar a necessidade e viabilidade da cirurgia da coluna vertebral e realizá-la.
Um neurocirurgião para coluna no RJ deve ser procurado em casos onde o paciente apresenta dor intensa que começa após trauma ou dor associada à perda de força ou sensação pode indicar uma raiz nervosa comprimida, além de sintomas corriqueiros como queimação, dor local, e mais..
Pacientes que apresentam dores muito intensas na coluna à noite, também é um dos sinais de alerta de que é preciso procurar um especialista em coluna.
As principais causas de dor na coluna estão relacionadas ao desgaste natural e má conservação. A coluna vertebral tem duas funções básicas. O primeiro serve como eixo de sustentação para a estrutura do corpo e também ajuda a realizar movimentos complexos de flexão e extensão, bem como orientações laterais e rotacionais.
A segunda função da coluna vertebral está relacionada com a condução de estruturas neurais através do canal medular. As raízes nervosas são extensões de neurônios localizados na medula espinhal que se estendem para diferentes áreas do corpo.
A dor nas costas pode estar relacionada a hábitos comuns, mas prejudiciais, como má postura de trabalho ou movimentos bruscos ou inadequados.
Sedentarismo, estresse, postura inadequada e viciante no trabalho e uso inadequado do smartphone são fatores que aumentam a incidência dessas dores, pois a posição da cabeça em relação ao pescoço pode sobrecarregar a coluna.
O diagnóstico da dor na coluna no RJ é realizado a partir da anamnese clínica dos sintomas apresentados pelos pacientes, junto a exames físicos e de imagem, como a ressonância magnética e a tomografia, por exemplo.
Por meio da ressonância, é possível avaliar se os tecidos moles são afetados, como o disco intervertebral, que pode causar dor intensa ou intensa.
⠀
Já com a tomografia, os médicos poderão investigar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, osteoartrite e compressão medular. Além disso, esse exame também pode ser solicitado caso o paciente não seja elegível para uma ressonância magnética - como em uma pessoa com coluna vertebral com pinos e parafusos metálicos.
O tratamento para dor na coluna no RJ é realizado pelo Dr. Felipe Calmon, médico neurocirurgião especialista em coluna, de acordo com a causa dos sintomas apresentados, podendo ser conservador ou cirúrgico.
Para agendar uma consulta com o Dr. Felipe, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (21) 99736-1181 ou
clique aqui!
@ 2024 - Desenvolvido por Grupo KOP com todos os direitos reservados para Dr. Felipe Calmon.