Layout do blog

Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião

27 de outubro de 2022

Quando a cirurgia para nervo ciático é indicada?

cirurgia para nervo ciático

A cirurgia para nervo ciático é indicada em casos onde o tratamento conservador não apresenta eficácia e o paciente apresenta dor constante. A cirurgia é realizada pelo neurocirurgião no RJ, Dr. Felipe Calmon.

A ciática em si não é uma doença, a dor é causada por um problema médico, como estenose espinhal, lesão, tumor ou em cerca de 90% dos casos, uma hérnia de disco na região lombar.


A maioria dos pacientes com ciática responde bem a tratamentos não cirúrgicos.


A cirurgia pode ser necessária nos casos em que o paciente apresenta disfunção intestinal ou da bexiga, compressão da medula espinhal e síndrome da cauda equina.


  • Compressão da medula - A compressão da medula espinhal é causada pelo processo deslocamento dos espaços arteriais, venosos ou do líquido cefalorraquidiano;
  • Síndrome da cauda equina - A síndrome da cauda equina ocorre quando os feixes nervosos que saem da base da medula espinhal são comprimidos ou danificados.

Quais são os tipos de cirurgia para dor no nervo ciático?

Quais são os tipos de cirurgia dor no nervo ciático?

Há vários tipos de cirurgia para dor no nervo ciático. O método de tratamento será definido pelo médico especialista de acordo com a necessidade clínica de cada paciente.


A cirurgia ciática é feita com foco no alívio da dor causada pela pressão no nervo. As opções cirúrgicas mais comuns são microdiscectomia e laminectomia. Existem semelhanças e diferenças entre a preparação, o processo e a recuperação dessas operações.



  • Microdiscectomia - No procedimento da microdiscectomia, parte ou todo o disco herniado é removido. O procedimento é realizado em um hospital ou sala de cirurgia e geralmente leva cerca de uma hora para ser concluído;
  • Laminectomia - A lâmina é a parte de trás das vértebras e ajuda a proteger o canal vertebral. Em uma laminectomia, ambos os lados da lâmina são removidos. Este processo alivia a dor, abrindo espaço para os nervos. Uma laminectomia leva de duas a três horas para ser concluída.


A microdiscectomia é o procedimento mais adequado para tratar a estenose causada por uma hérnia de disco. Quando a estenose tem outras causas, como esporões ósseos causados ​​por artrite, uma laminectomia pode ajudar.

Médico para cirurgia no nervo ciático no Rio de Janeiro

O médico para cirurgia no nervo ciático no Rio de Janeiro é o Dr. Felipe Calmon, neurocirurgião especialista no diagnóstico e tratamento de condições que afetam a saúde do crânio e coluna vertebral.


Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento, através do WhatsApp (21) 99736-1181 ou
clique aqui!

Qual o tempo de recuperação da cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
O tempo de recuperação da cirurgia de coluna varia conforme o tipo de procedimento, saúde do paciente e técnica, podendo levar de semanas a meses.
Tenho obesidade, posso fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, pacientes com obesidade podem fazer cirurgia de coluna, mas é essencial uma avaliação completa para considerar riscos, tipo de cirurgia e perda de peso prévia.
Quais são os sinais de complicações após uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Os sinais de complicações após cirurgia de coluna incluem febre, dor persistente, infecção, dificuldade de movimento e alterações sensoriais.
Cirurgia de coluna para idosos: é seguro?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna para idosos pode ser segura, mas requer avaliação cuidadosa dos riscos, saúde geral e tipo de procedimento, além de acompanhamento pós-operatório.
Quais são os riscos de uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna envolve riscos como infecções, sangramentos, lesões nervosas e falha no alívio da dor. Avaliação cuidadosa é essencial para minimizar complicações.
Cirurgia minimamente invasiva para hérnia de disco vale a pena?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, a cirurgia minimamente invasiva pode valer a pena, com recuperação mais rápida, menos dor e menores riscos de complicações em relação à cirurgia tradicional.
Quem tem osteoporose pode fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Pacientes com osteoporose podem fazer cirurgia de coluna, mas requerem avaliação rigorosa e cuidados especiais para evitar complicações, como fraturas e falha na fixação de implantes.
Quem não pode realizar cirurgia de coluna? Restrições e contraindicações
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A cirurgia de coluna é restrita para quem tem doenças não controladas, condições físicas inadequadas ou riscos elevados. A avaliação médica é essencial para identificar contraindicações.
Como se preparar para uma cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A preparação para cirurgia de coluna inclui exames, ajustes nos medicamentos, cuidados com a alimentação e, às vezes, fisioterapia pré-operatória para melhorar a recuperação.
Problemas de coluna podem causar dores de cabeça
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Problemas de coluna, como má postura, alterações cervicais e tensão muscular, podem causar dores de cabeça ao afetar nervos e a circulação na região.
Mais Posts
Share by: