Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião
Qual o médico que cuida da síndrome do túnel do carpo?

O médico que cuida da síndrome do túnel do carpo é neurocirurgião e o ortopedista. A síndrome do túnel do carpo é um problema relacionado a uma disfunção nervosa específica que afeta os movimentos da mão.
A síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia causada pela compressão do nervo mediano no túnel do carpo, uma estrutura anatômica localizada entre a mão e o antebraço. Por esse túnel rígido, além do nervo mediano, passa também pelos tendões flexores recobertos por tecido sinovial.
Qualquer condição que aumente a pressão dentro do canal pode levar à compressão do nervo mediano e à síndrome do túnel do carpo.
O que causa a síndrome do túnel do carpo?

A causa mais comum da síndrome do túnel do carpo é a lesão por esforço repetitivo, causada por movimentos repetitivos, como digitar ou tocar um instrumento musical. Existem também traumas (quedas e fraturas), inflamação (artrite reumatóide), causas hormonais e medicamentosas. Os tumores também são uma possível causa da síndrome.
Quais os sintomas da síndrome do túnel do carpo?

O principal sintoma da síndrome do túnel do carpo é a parestesia, um formigamento, dormência que se manifesta mais à noite e ocorre principalmente em áreas inervadas pelo nervo mediano.
A evolução da síndrome dificulta a manipulação de pequenas estruturas e a realização de tarefas simples, como costurar botões, enfiar agulhas e segurar copos.
Como é feito o diagnóstico da síndrome do túnel do carpo?

O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é realizado a partir da análise dos sintomas apresentados pelos pacientes, seguido da realização de dois principais testes que ajudam a Phalen e o teste de Tinel.
A primeira envolve flexionar o pulso e segurá-lo por um minuto. Como essa posição aumenta a pressão intra-punho, os sintomas podem piorar se algum nervo for comprimido.
O teste de Tinel envolve tocar no nervo mediano. Se ele estiver ferido, a sensação seria de choque e formigamento.
Em alguns casos, o exame de eletroneuromiografia pode ser necessário para a conclusão de um diagnóstico preciso.
Qual o tratamento para síndrome do túnel do carpo?

O tratamento para síndrome do túnel do carpo varia de acordo com o grau de comprometimento da doença. indica-se a colocação de uma órtese para imobilizar o pulso e o uso de antiinflamatório não-hormonal. Se não houver melhora, aplica-se cortisona no túnel do carpo.
A cirurgia é necessária uma vez esgotadas as possibilidades de tratamento clínico.
Especialista em síndrome do túnel do carpo
Para agendar uma consulta com o médico especialista em síndrome do túnel do carpo no RJ, o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp: (21) 99736-1181 ou clique aqui!