Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião

27 de outubro de 2022

Qual o médico que cuida da síndrome do túnel do carpo?

médico que cuida da síndrome do túnel do carpo

O médico que cuida da síndrome do túnel do carpo é neurocirurgião e o ortopedista. A síndrome do túnel do carpo é um problema relacionado a uma disfunção nervosa específica que afeta os movimentos da mão.

A síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia causada pela compressão do nervo mediano no túnel do carpo, uma estrutura anatômica localizada entre a mão e o antebraço. Por esse túnel rígido, além do nervo mediano, passa também pelos tendões flexores recobertos por tecido sinovial. 


Qualquer condição que aumente a pressão dentro do canal pode levar à compressão do nervo mediano e à síndrome do túnel do carpo.

O que causa a síndrome do túnel do carpo?

O que causa a síndrome do túnel do carpo

A causa mais comum da síndrome do túnel do carpo é a lesão por esforço repetitivo, causada por movimentos repetitivos, como digitar ou tocar um instrumento musical. Existem também traumas (quedas e fraturas), inflamação (artrite reumatóide), causas hormonais e medicamentosas. Os tumores também são uma possível causa da síndrome.

Quais os sintomas da síndrome do túnel do carpo?

sintomas da síndrome do túnel do carpo

O principal sintoma da síndrome do túnel do carpo é a parestesia, um formigamento, dormência que se manifesta mais à noite e ocorre principalmente em áreas inervadas pelo nervo mediano.


A evolução da síndrome dificulta a manipulação de pequenas estruturas e a realização de tarefas simples, como costurar botões, enfiar agulhas e segurar copos.

Como é feito o diagnóstico da síndrome do túnel do carpo?

diagnóstico da síndrome do túnel do carpo

O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é realizado a partir da análise dos sintomas apresentados pelos pacientes, seguido da realização de dois principais testes que ajudam a Phalen e o teste de Tinel.


A primeira envolve flexionar o pulso e segurá-lo por um minuto. Como essa posição aumenta a pressão intra-punho, os sintomas podem piorar se algum nervo for comprimido.


O teste de Tinel envolve tocar no nervo mediano. Se ele estiver ferido, a sensação seria de choque e formigamento.


Em alguns casos, o exame de eletroneuromiografia pode ser necessário para a conclusão de um diagnóstico preciso.

Qual o tratamento para síndrome do túnel do carpo?

tratamento para síndrome do túnel do carpo

O tratamento para síndrome do túnel do carpo varia de acordo com o grau de  comprometimento da doença. indica-se a colocação de uma órtese para imobilizar o pulso e o uso de antiinflamatório não-hormonal. Se não houver melhora, aplica-se cortisona no túnel do carpo.


A cirurgia é necessária uma vez esgotadas as possibilidades de tratamento clínico.

Especialista em síndrome do túnel do carpo

Para agendar uma consulta com o médico especialista em síndrome do túnel do carpo no RJ, o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp: (21) 99736-1181 ou clique aqui!

Qual o tempo de recuperação da cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
O tempo de recuperação da cirurgia de coluna varia conforme o tipo de procedimento, saúde do paciente e técnica, podendo levar de semanas a meses.
Tenho obesidade, posso fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, pacientes com obesidade podem fazer cirurgia de coluna, mas é essencial uma avaliação completa para considerar riscos, tipo de cirurgia e perda de peso prévia.
Quais são os sinais de complicações após uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Os sinais de complicações após cirurgia de coluna incluem febre, dor persistente, infecção, dificuldade de movimento e alterações sensoriais.
Cirurgia de coluna para idosos: é seguro?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna para idosos pode ser segura, mas requer avaliação cuidadosa dos riscos, saúde geral e tipo de procedimento, além de acompanhamento pós-operatório.
Quais são os riscos de uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna envolve riscos como infecções, sangramentos, lesões nervosas e falha no alívio da dor. Avaliação cuidadosa é essencial para minimizar complicações.
Cirurgia minimamente invasiva para hérnia de disco vale a pena?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, a cirurgia minimamente invasiva pode valer a pena, com recuperação mais rápida, menos dor e menores riscos de complicações em relação à cirurgia tradicional.
Quem tem osteoporose pode fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Pacientes com osteoporose podem fazer cirurgia de coluna, mas requerem avaliação rigorosa e cuidados especiais para evitar complicações, como fraturas e falha na fixação de implantes.
Quem não pode realizar cirurgia de coluna? Restrições e contraindicações
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A cirurgia de coluna é restrita para quem tem doenças não controladas, condições físicas inadequadas ou riscos elevados. A avaliação médica é essencial para identificar contraindicações.
Como se preparar para uma cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A preparação para cirurgia de coluna inclui exames, ajustes nos medicamentos, cuidados com a alimentação e, às vezes, fisioterapia pré-operatória para melhorar a recuperação.
Problemas de coluna podem causar dores de cabeça
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Problemas de coluna, como má postura, alterações cervicais e tensão muscular, podem causar dores de cabeça ao afetar nervos e a circulação na região.
Mais Posts