Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião
Qual o tratamento para inflamação na coluna?

O tratamento para inflamação na coluna depende da causa do problema. Normalmente, a administração de medicamentos, exercícios físicos e mudança na alimentação estão entre os principais. O Dr. Felipe Calmon, é o médico responsável por indicar qual o procedimento ideal para cada caso, após a avaliação de forma precisa e eficaz.
A inflamação na coluna pode ser facilmente confundida com dores mecânicas e diversas patologias podem ser responsáveis por causá-la, algumas até bem difíceis de diagnosticar.
A dor inflamatória afeta a vida do paciente de diversas maneiras, e por essa razão, é fundamental buscar um médico para saber qual a origem do problema, já que o diagnóstico preciso pode prevenir a forma como a dor irá se comportar no futuro.
Embora os exercícios físicos e analgésicos auxiliem na redução dos sintomas, é importante realizar um tratamento com o especialista na área para evitar que o problema se agrave com o passar do tempo.
Quais são os sintomas da inflamação na coluna?

Os sintomas da inflamação na coluna são diferentes dos que surgem nas dores mecânicas. Dentre eles, destacam-se:
- Agravamento gradual da dor;
- Dor que não cessa com repouso;
- Rigidez matinal, com duração de 30 minutos ou mais;
- Dores na região das nádegas de forma alternante.
Normalmente esse sintomas se manifestam em pessoas com menos de 40 anos e prolongam-se por mais de 3 meses, sem nenhum tipo de melhora.
Quais são as principais doenças inflamatórias da coluna?

As principais doenças inflamatórias são:
- Artrite reumatoide: provoca inflamação nas articulações sinoviais, reduzindo o fluido que auxilia na lubrificação e nutrição das articulações. Normalmente afeta mãos, pulsos e joelhos;
- Espondilite anquilosante: normalmente em início na parte inferior das costas, se espalhando para cima. É uma forma de artrite que causa a fusão das vértebras e pode provocar inflamações nos sistema imunológico;
- Mielite transversa e esclerose múltipla: são condições causadas por inflamações do sistema nervoso central (SNC), causando dores, fraqueza, dormência e problemas intestinais. A mielite afeta a medula espinhal, enquanto a esclerose múltipla pode acometer também o cérebro.
Quais os tipos de tratamento para a inflamação na coluna?

Os tratamentos para a inflamação na coluna dependem da causa do problema, por isso são indicados após a avaliação do médico especializado. Dentre eles, estão:
- Administração de medicamentos: normalmente para o alívio das dores provocadas pela inflamação;
- Exercícios físicos: normalmente as inflamações na coluna tendem a melhorar por meio de exercícios aeróbicos, pois auxiliam na função cardíaca e a circulação, bem como os demais exercícios que cooperam para que a coluna fique mais ergonômica;
- Alimentação saudável: é recomendável diminuir o consumo de alimentos processados, gorduras e açúcar, pois alguns pacientes são sensíveis a determinados alimentos.
É fundamental deixar de fumar, pois a circulação pode melhorar, causando a diminuição da inflamação.
A intervenção cirúrgica também é uma das alternativas de tratamento. No entanto, só é indicada quando as demais recomendações não surtem efeitos.
Médico para tratar inflamação na coluna
Para agendar uma consulta com o médico para tratar inflamação na coluna, o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 99736-1181 ou clique aqui!