Layout do blog

Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião

15 de dezembro de 2022

Quanto tempo dura uma crise de coluna?

Quanto tempo dura uma crise de coluna

O tempo de uma crise de coluna é de 7 a 10 dias, e pode ser aliviada com analgésicos e anti-inflamatórios (conforme prescrito pelo médico). A crise de coluna pode ser desencadeada devido a questões como o excesso de esforço físico, mau jeito e má postura, além de condições e patologias que afetam a coluna propriamente dita, como a hérnia de disco e o nervo ciático.

Os locais de crise de dor mais comuns na coluna são: a coluna cervical e lombar. Isso ocorre porque essas duas partes da coluna são mais flexíveis e mais suscetíveis ao estresse e à sobrecarga do dia a dia. A coluna torácica é a parte mais dura e estável, por isso raramente é afetada.


A causa mais comum de dor nas costas é simples, como distensão de um músculo, ligamento ou tendão, e raramente há causas mais graves. A dor nas costas geralmente não tem uma causa única e pode ser causada por uma variedade de fatores, como má postura e tensão muscular.


Além dos fatores acima, existem certas condições específicas associadas à dor nas costas, como a hérnia de disco, nervo ciático, escoliose, e mais.

Como diagnosticar a dor na coluna?

Como diagnosticar a dor na coluna

Para diagnosticar a dor na coluna o médico fará uma anamnese dos sintomas apresentado, se o seu médico suspeitar de uma causa muito específica para a sua dor nas costas, se ela persistir por um tempo anormalmente longo ou se houver algum sinal de alerta em seu histórico médico, seu médico poderá solicitar exames de imagem. Nesses casos, os melhores exames são a ressonância magnética (RM) e a tomografia computadorizada (TC). 


A radiografia (raios-X) não é muito útil por dois motivos, o primeiro é que na maioria dos casos a dor nas costas se origina em tecidos moles (como tendões, ligamentos e músculos) e não pode ser vista em radiografias. E o segundo ponto é que algumas alterações nos ossos e articulações são comuns à medida que envelhecemos e, embora possam ser vistas em radiografias, geralmente não estão associadas a dores nas costas. 

Como tratar crises de coluna?

Como tratar crises de coluna

O tratamento para as crises de coluna variam de acordo com a causa. O tratamento pode incluir medicamentos como analgésicos e antiinflamatórios, fisioterapia, exercícios físicos e cirurgia.

A cirurgia para dor nas costas é realizada em casos estritamente necessários, quando o paciente não melhora com o tratamento conservador e sente dor persistente. A cirurgia pode ser feita com uma abordagem minimamente invasiva, uma técnica de tratamento que não requer grandes incisões para chegar à raiz do problema.

Neurocirurgião para crise de coluna no RJ

O neurocirurgião para crise de coluna no RJ é o Dr. Felipe Calmon, médico referência na prevenção, diagnóstico e tratamento de condições e patologias que acometem a região vertebral. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp clicando aqui!

Qual o tempo de recuperação da cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
O tempo de recuperação da cirurgia de coluna varia conforme o tipo de procedimento, saúde do paciente e técnica, podendo levar de semanas a meses.
Tenho obesidade, posso fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, pacientes com obesidade podem fazer cirurgia de coluna, mas é essencial uma avaliação completa para considerar riscos, tipo de cirurgia e perda de peso prévia.
Quais são os sinais de complicações após uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Os sinais de complicações após cirurgia de coluna incluem febre, dor persistente, infecção, dificuldade de movimento e alterações sensoriais.
Cirurgia de coluna para idosos: é seguro?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna para idosos pode ser segura, mas requer avaliação cuidadosa dos riscos, saúde geral e tipo de procedimento, além de acompanhamento pós-operatório.
Quais são os riscos de uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna envolve riscos como infecções, sangramentos, lesões nervosas e falha no alívio da dor. Avaliação cuidadosa é essencial para minimizar complicações.
Cirurgia minimamente invasiva para hérnia de disco vale a pena?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, a cirurgia minimamente invasiva pode valer a pena, com recuperação mais rápida, menos dor e menores riscos de complicações em relação à cirurgia tradicional.
Quem tem osteoporose pode fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Pacientes com osteoporose podem fazer cirurgia de coluna, mas requerem avaliação rigorosa e cuidados especiais para evitar complicações, como fraturas e falha na fixação de implantes.
Quem não pode realizar cirurgia de coluna? Restrições e contraindicações
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A cirurgia de coluna é restrita para quem tem doenças não controladas, condições físicas inadequadas ou riscos elevados. A avaliação médica é essencial para identificar contraindicações.
Como se preparar para uma cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A preparação para cirurgia de coluna inclui exames, ajustes nos medicamentos, cuidados com a alimentação e, às vezes, fisioterapia pré-operatória para melhorar a recuperação.
Problemas de coluna podem causar dores de cabeça
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Problemas de coluna, como má postura, alterações cervicais e tensão muscular, podem causar dores de cabeça ao afetar nervos e a circulação na região.
Mais Posts
Share by: