A hérnia de disco se refere a um problema com um dos discos que ficam entre os ossos individuais (vértebras) que se unem para formar sua coluna. O disco espinhal tem um centro (núcleo pulposo) macio e gelatinoso, envolto em um exterior mais resistente e elástico (anel fibroso).
Às vezes chamado de disco deslizado ou disco rompido, uma hérnia de disco ocorre quando parte do núcleo é expelida por meio de uma ruptura no anel.
Uma hérnia de disco, pode ocorrer em qualquer parte da coluna, e também pode causar irritação em um nervo próximo.
Os sintomas da hérnia de disco dependem de onde o disco está situado e se ele está pressionando um nervo. Eles geralmente afetam um lado do corpo.
A maioria das hérnias de disco ocorre na parte inferior das costas, embora também possam ocorrer no pescoço.
Você pode ter uma hérnia de disco sem sintomas e nem saber que a tem, a menos que apareça em uma imagem da coluna vertebral.
Se a hérnia de disco estiver na parte inferior das costas, você normalmente sentirá mais dores nas nádegas, na coxa e na panturrilha. Você também pode sentir dor em parte do pé. Se a hérnia de disco estiver no pescoço, você normalmente sentirá mais dor no ombro e no braço. Essa dor pode atingir seu braço ou perna ao tossir, espirrar ou assumir determinadas posições. A dor é frequentemente descrita como aguda ou ardente.
Pessoas com hérnia de disco geralmente apresentam dormência ou formigamento na parte do corpo atendida pelos nervos afetados.
Os músculos servidos pelos nervos afetados podem enfraquecer. Isso pode fazer você tropeçar ou afetar sua capacidade de levantar ou segurar itens.
A causa da hérnia de disco pode ser o resultado de um desgaste gradual relacionado ao envelhecimento, denominado degeneração do disco. Conforme você envelhece, seus discos tornam-se menos flexíveis e mais propensos a rasgar ou romper, mesmo com uma pequena tensão ou torção.
A maioria das pessoas não consegue identificar a causa da hérnia de disco. Às vezes, usar os músculos das costas em vez dos músculos da perna e da coxa para levantar objetos pesados pode causar uma hérnia de disco, assim como torcer e girar durante o levantamento. Raramente, a causa é um evento traumático, como uma queda ou um golpe nas costas.
Para diagnosticar a hérnia de disco é preciso realizar um minucioso exame físico. O médico especialista em hérnia de disco em Nova Friburgo, verificará se há dor nas suas costas, e pode pedir que você se deite ou mova as pernas em várias posições para ajudar a determinar a causa de sua dor.
O médico que trata hérnia de disco em Nova Friburgo, também pode realizar um exame neurológico para verificar o seu:
Na maioria dos casos de hérnia de disco, um exame físico e um histórico médico são tudo o que é necessário para um diagnóstico. Se o seu médico neurocirurgião que trata hérnia de disco em Nova Friburgo, suspeitar de outra condição ou precisar ver quais nervos estão afetados, ele pode solicitar um ou mais dos seguintes exames.
A radiografia é um exame muito importante para ver a estrutura da coluna como um todo, a relação das suas curvaturas e segmentos possivelmente instáveis.
Um tomógrafo faz uma série de raios-X de diferentes direções e os combina para criar imagens da coluna vertebral e das estruturas ao redor dela. Avalia melhor estruturas ósseas.
A ressonância magnética, emite ondas de rádio, e um forte campo magnético é usado para criar imagens das estruturas internas do seu corpo. Este teste pode ser usado para confirmar a localização da hérnia de disco e para ver quais nervos estão afetados. Avalia melhor partes moles, como disco, ligamento, nervo.
Eletroneuromiografias e estudos de condução nervosa medem quão bem os impulsos elétricos estão se movendo ao longo do tecido nervoso. Isso pode ajudar a identificar a localização do dano ao nervo.
É comum que no início do tratamento seu médico especialista em coluna em Nova Friburgo, opte por usar medicamentos e fisioterapia para tratar a hérnia de disco. A maioria dos casos responde bem ao tratamento proposto sem necessidade de cirurgia.
Se sua dor não melhorar com medicamentos orais, o neurocirurgião Dr. Felipe Calmon, pode recomendar um corticosteróide que pode ser injetado na área ao redor dos nervos espinhais. A imagem da coluna vertebral pode ajudar a guiar a agulha.
Eles podem ser prescritos se você tiver espasmos musculares. Sedação e tontura são efeitos colaterais comuns.
Por causa dos efeitos colaterais dos opióides e do potencial para dependência, muitos médicos hesitam em prescrevê-los para hérnia de disco.
Se os outros medicamentos não aliviarem sua dor, seu médico pode considerar o uso de opióides por um curto período, como codeína ou uma combinação de oxicodona-acetaminofeno.
Seu neurocirurgião em Nova Friburgo pode sugerir a cirurgia para tratar a hérnia de disco nos seguintes casos:
Em quase todos os casos, os neurocirurgiões podem remover apenas a parte saliente do disco, através de acessos mínimos através de vídeo (endoscopia) ou microscópio. Em alguns casos é indicado fundir as vértebras (artrodese) e todo o disco deve ser removido.
Para permitir o processo de fusão óssea, que leva de 3 a 6 meses, parafusos, cages e placas são colocados na coluna para fornecer estabilidade vertebral. Em alguns casos pode ser também indicada a implantação de um disco artificial (artroplastia)
Ao longo deste post pudemos observar a importância de tratar a hérnia de disco um médico que trata hérnia de disco em Nova Friburgo, as dores costumam atingir não só a coluna mas também todo o corpo (dor irradiada).
O neurocirurgião Dr. Felipe Calmon, especialista em tratamento para hérnia de disco em Nova Friburgo e no Rio de Janeiro, realiza seus atendimentos de forma totalmente humanizada, além de disponibilizar aos seus pacientes um espaço de atendimento altamente moderno, proporcionando conforto e segurança.
Para agendar uma consulta com o neurocirurgião Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp 21 99736-1181 ou clicar aqui agora mesmo!
@ 2024 - Desenvolvido por Grupo KOP com todos os direitos reservados para Dr. Felipe Calmon.