Layout do blog

Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião

24 de agosto de 2021

Tratamento para traumatismo raquimedular no Rio de Janeiro

Tratamento para traumatismo raquimedular no Rio de Janeiro
O tratamento para traumatismo raquimedular no Rio de Janeiro é realizado pelo neurocirurgião Dr. Felipe Calmon, um médico especialista em coluna no RJ, que possui uma estrutura completa para o tratar diversos tipos de problemas relacionados à coluna vertebral e ao crânio.

As emergências relacionadas com lesões traumáticas da medula espinhal e da coluna vertebral necessitam de grande atenção diante do quadro clínico. Essas lesões devem ser reconhecidas precocemente para que o diagnóstico possa ser imediatamente confirmado e o seu tratamento instituído, evitando perda de função.

O que é traumatismo raquimedular?

Entende-se por traumatismo raquimedular (TRM) lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos (cervical, dorsal, lombar ou sacro). Frequentemente está associado a trauma cranioencefálico ou politrauma.

Exames para descobrir traumatismo raquimedular no Rio de Janeiro

Os exames para descobrir o traumatismo raquimedular incluem, radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Raio-X 

O raio-x é normalmente solicitado pelo especialista em coluna no RJ, em pessoas com suspeita de traumatismo raquimedular. É possível identificar fraturas, desvios e deformidades ósseas.

Tomografia computadorizada

Uma tomografia computadorizada pode fornecer uma visão melhor das anormalidades vistas em um raio-X. Exame de escolha para identificar fraturas, por ser confiável e de rápida execução.

Ressonância magnética

A ressonância magnética é muito útil para observar a medula espinhal e identificar hérnias de disco, coágulos de sangue e lesões em ligamentos. Normalmente reservado para casos confirmados de TRM na tomografia.

Os tratamentos

Parágrafo NO tratamento do TRM consiste na estabilização do segmento afetado para a prevenção de novas lesões e em capacitar as pessoas com lesões na medula espinhal a retornar a uma vida ativa e produtiva.
ovo

Quando é indicada a cirurgia raquimedular no RJ?

A cirurgia raquimedular RJ, é indicada pelo médico de coluna no Rio de Janeiro, Dr. Felipe Calmon, quando existe instabilidade da coluna, causada por fraturas ou lesões em ligamentos.

Os princípios gerais do tratamento cirúrgico do paciente com TRM seguem quatro objetivos básicos: 


  • Descompressão do sistema nervoso, medula e raízes; 
  • Alinhamento da coluna vertebral para permitir estabilização;
  • Estabilização da coluna vertebral para permitir o apoio do paciente e reduzir a deformidade; 
  • Início da reabilitação, o mais precocemente possível.


A técnica cirúrgica deve ser definida pelo médico que trata traumatismo raquimedular no RJ, que irá identificar o nível e o tipo de lesão. Existe uma variedade de técnicas e, entre as opções, destaca-se uso de parafusos, placas e cages (calços para sustentação), além de enxerto ósseo.


Em termos gerais, a fixação em curto prazo é obtida por instrumentação, mas a manutenção dessa estabilidade a longo prazo depende da fusão óssea. Isso requer um trabalho cuidadoso no preparo do local receptor, no preparo do enxerto e na sua aplicação local.

Central de atendimento

Para agendar uma consulta com o neurocirurgião Dr. Felipe Calmon para realizar o tratamento para traumatismo raquimedular no Rio de Janeiro, basta entrar em contato pelo central de atendimento pelo WhatsApp 21 99736-1181 ou clique aqui!

Qual o tempo de recuperação da cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
O tempo de recuperação da cirurgia de coluna varia conforme o tipo de procedimento, saúde do paciente e técnica, podendo levar de semanas a meses.
Tenho obesidade, posso fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, pacientes com obesidade podem fazer cirurgia de coluna, mas é essencial uma avaliação completa para considerar riscos, tipo de cirurgia e perda de peso prévia.
Quais são os sinais de complicações após uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Os sinais de complicações após cirurgia de coluna incluem febre, dor persistente, infecção, dificuldade de movimento e alterações sensoriais.
Cirurgia de coluna para idosos: é seguro?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna para idosos pode ser segura, mas requer avaliação cuidadosa dos riscos, saúde geral e tipo de procedimento, além de acompanhamento pós-operatório.
Quais são os riscos de uma cirurgia de coluna
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
A cirurgia de coluna envolve riscos como infecções, sangramentos, lesões nervosas e falha no alívio da dor. Avaliação cuidadosa é essencial para minimizar complicações.
Cirurgia minimamente invasiva para hérnia de disco vale a pena?
Por Dr. Felipe Calmon 26 de dezembro de 2024
Sim, a cirurgia minimamente invasiva pode valer a pena, com recuperação mais rápida, menos dor e menores riscos de complicações em relação à cirurgia tradicional.
Quem tem osteoporose pode fazer cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Pacientes com osteoporose podem fazer cirurgia de coluna, mas requerem avaliação rigorosa e cuidados especiais para evitar complicações, como fraturas e falha na fixação de implantes.
Quem não pode realizar cirurgia de coluna? Restrições e contraindicações
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A cirurgia de coluna é restrita para quem tem doenças não controladas, condições físicas inadequadas ou riscos elevados. A avaliação médica é essencial para identificar contraindicações.
Como se preparar para uma cirurgia de coluna?
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
A preparação para cirurgia de coluna inclui exames, ajustes nos medicamentos, cuidados com a alimentação e, às vezes, fisioterapia pré-operatória para melhorar a recuperação.
Problemas de coluna podem causar dores de cabeça
Por Dr. Felipe Calmon 27 de novembro de 2024
Problemas de coluna, como má postura, alterações cervicais e tensão muscular, podem causar dores de cabeça ao afetar nervos e a circulação na região.
Mais Posts
Share by: