Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião
Tratamento para traumatismo raquimedular no Rio de Janeiro

O que é traumatismo raquimedular?
Entende-se por traumatismo raquimedular (TRM) lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos (cervical, dorsal, lombar ou sacro). Frequentemente está associado a trauma cranioencefálico ou politrauma.
Exames para descobrir traumatismo raquimedular no Rio de Janeiro
Os exames para descobrir o traumatismo raquimedular incluem, radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Raio-X
O raio-x é normalmente solicitado pelo especialista em coluna no RJ, em pessoas com suspeita de traumatismo raquimedular. É possível identificar fraturas, desvios e deformidades ósseas.
Tomografia computadorizada
Uma tomografia computadorizada pode fornecer uma visão melhor das anormalidades vistas em um raio-X. Exame de escolha para identificar fraturas, por ser confiável e de rápida execução.
Ressonância magnética
A ressonância magnética é muito útil para observar a medula espinhal e identificar hérnias de disco, coágulos de sangue e lesões em ligamentos. Normalmente reservado para casos confirmados de TRM na tomografia.
Os tratamentos
Parágrafo NO tratamento do TRM consiste na estabilização do segmento afetado para a prevenção de novas lesões e em capacitar as pessoas com lesões na medula espinhal a retornar a uma vida ativa e produtiva.
ovo
Quando é indicada a cirurgia raquimedular no RJ?
A cirurgia raquimedular RJ, é indicada pelo
médico de coluna no Rio de Janeiro, Dr. Felipe Calmon, quando existe instabilidade da coluna, causada por fraturas ou lesões em ligamentos.
Os princípios gerais do tratamento cirúrgico do paciente com TRM seguem quatro objetivos básicos:
- Descompressão do sistema nervoso, medula e raízes;
- Alinhamento da coluna vertebral para permitir estabilização;
- Estabilização da coluna vertebral para permitir o apoio do paciente e reduzir a deformidade;
- Início da reabilitação, o mais precocemente possível.
A técnica cirúrgica deve ser definida pelo médico que trata traumatismo raquimedular no RJ, que irá identificar o nível e o tipo de lesão. Existe uma variedade de técnicas e, entre as opções, destaca-se uso de parafusos, placas e cages (calços para sustentação), além de enxerto ósseo.
Em termos gerais, a fixação em curto prazo é obtida por instrumentação, mas a manutenção dessa estabilidade a longo prazo depende da fusão óssea. Isso requer um trabalho cuidadoso no preparo do local receptor, no preparo do enxerto e na sua aplicação local.
Central de atendimento
Para agendar uma consulta com o neurocirurgião Dr. Felipe Calmon para realizar o tratamento para traumatismo raquimedular no Rio de Janeiro, basta entrar em contato pelo central de atendimento pelo WhatsApp 21 99736-1181 ou
clique aqui!