O sofrimento gerado pelas dores na coluna são cada vez mais comuns. Algumas pessoas até se acostumam com esse tipo de incômodo e acabam por não procurar um especialista.
Segundo um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, até 80% da população possui algum tipo de condição relacionada à coluna, e embora possa ser algo simples, também pode ter associação com doenças mais graves.
A maior dúvida que grande parte das pessoas ainda têm é sobre qual profissional procurar quando algum sintoma de desconforto na região das costas aparece. O médico apto para tratar de problemas nessa área, pode ser o ortopedista ou um neurocirurgião.
Quando um sintoma relacionado à coluna se apresenta, é importante buscar por um médico especialista em coluna que vai poder diagnosticar e tratar as causas desse problema.
O especialista indicado para os desconfortos da coluna em geral é um cirurgião ortopedista ou um neurocirurgião, isto é, os dois são aptos nesse tipo de questão, embora com algumas distinções.
Tanto o ortopedista, quanto o neurocirurgião se aperfeiçoaram nas áreas que se dedicam aos problemas como lesões e doenças da coluna. Por esse motivo, podem avaliar, diagnosticar e tratar qualquer dor ou condição relativa à coluna e sua estrutura.
Entretanto, há uma diferença entre esses dois profissionais que consistem no foco de sua especialização.
O ortopedista é especializado no sistema músculo-esquelético, enquanto o neurocirurgião é capacitado para a área cerebral e o sistema nervoso central.
Normalmente, os sintomas de dor na coluna são simples de serem reconhecidos, isso porque a maioria das pessoas já passaram por alguns deles.
No entanto, o cuidado com esse tipo de desconforto deve ser maior, pois algumas doenças da coluna podem não ser diagnosticadas. Elas podem apresentar sintomas inesperados, como dores na região dos braços e pernas e até mesmo enxaqueca.
É importante estar atento aos pontos destacados abaixo:
Caso o paciente note um ou mais desses problemas acima, é importante consultar um médico especialista para uma avaliação mais precisa.
Ainda que o diagnóstico não revele nada grave, o desconforto na região da coluna precisa ser cessado para que a pessoa possa ter uma melhor qualidade de vida.
Algumas recomendações ajudam na diminuição dos sintomas:
É fundamental lembrar que os exercícios físicos realizados com regularidade são fundamentais para a saúde e também podem ser excelentes para evitar as dores ou eliminá-las quando aparecem.
Para agendar uma consulta com o médico neurocirurgião especialista em coluna, o Dr. Felipe Calmon, basta entrar em contato com a central de atendimento, pelo WhatsApp (21) 99736-1181 ou clique aqui!
@ 2024 - Desenvolvido por Grupo KOP com todos os direitos reservados para Dr. Felipe Calmon.