Dr. Felipe Calmon - Neurocirurgião
Qual o tratamento para dor nas costas no RJ?

O tratamento para dor nas costas no RJ é realizado de acordo com a causa e grau de complexidade que atinge a saúde de cada paciente, podendo variar entre o uso de medicação prescrita, infiltração e cirurgias.
A coluna vertebral é composta por vários ossos e vértebras. Este conjunto de vértebras é dividido em cinco regiões, que são:
- Coluna cervical (pescoço), com sete vértebras;
- Coluna torácica (tronco), com doze vértebras;
- Coluna lombar (cintura), que possui cinco vértebras;
- Sacro (quadril), com cinco vértebras fundidas;
- Cóccix (a extremidade da coluna) tem quatro ou cinco vértebras que também estão fundidas, e o sacro é a base da coluna e também se conecta à pelve.
Alterações nessas áreas podem causar muitas dores nas costas se não forem tratadas adequadamente.
O que causa dor nas costas?

Uma das causas mais comuns de dores nas costas é a sobrecarga de peso e atividades repetitivas, além da hérnia de disco, estenose do canal lombar e bico de papagaio.
Sedentarismo, estresse, postura inadequada e viciante no trabalho e uso inadequado do smartphone são fatores que aumentam a incidência dessas dores, pois a posição da cabeça em relação ao pescoço pode sobrecarregar a coluna.
Hérnia de disco
A hérnia de disco é um dos problemas mais comuns na coluna e pode causar dor irradiada que afeta os braços e as mãos ou as pernas e os pés. Às vezes, a dor pode ser tão limitada que impede que até mesmo tarefas simples e rotineiras sejam executadas.
Estenose do canal lombar
Sintomas como dor nas pernas, fraqueza e dormência que pioram durante a caminhada podem ser um sinal de estenose espinhal lombar, um estreitamento do canal espinhal que atravessa a raiz da medula espinhal na parte inferior das costas.
Os sintomas pioram ao caminhar ou ficar em pé, pois o estreitamento se torna mais pronunciado nestes casos. A melhora na postura sentada se deve ao aumento do canal radicular, que alivia a compressão da raiz.
Esta condição está associada ao envelhecimento da coluna vertebral e ocorre principalmente na população idosa.
Bico de papagaio
O bico de papagaio na coluna é uma forma do corpo tentar estabilizar o desgaste da estrutura da coluna devido a má postura, condições genéticas ou até mesmo excesso de peso.
A dor é apenas um sintoma, porque a área é tão rígida que as vértebras podem eventualmente comprimir nervos e músculos. O ideal é procurar um neurocirurgião especializado em coluna para encontrar o tratamento mais eficaz para reverter a condição em cada caso.
Como diagnosticar a dor nas costas?

O diagnóstico para dor nas costas no RJ é realizado inicialmente a partir da anamnese dos sintomas apresentados pelo paciente, seguida da análise física e exames de imagem como raio-x, ressonância magnética e tomografia.
- Raio-x - Os exames de raio-x apesar de não identificarem patologias de coluna propriamente dita, funciona para identificar fraturas e desvios, além de descartar outras causas como pneumonia, por exemplo, que também gera dor nas costas;
- Tomografia - A tomografia é bastante semelhante ao raxio-x, no entanto, permite imagens de diferentes ângulos;
- Ressonância magnética - A ressonância consegue trazer imagens nítidas mesmo em partes do corpo formadas por estruturas, como lesões nos ligamentos e tendões (além dos ossos).
Como tratar dor nas costas no RJ?

O tratamento da dor nas costas é recomendado para aliviar os sintomas e prevenir novos episódios de dor intensa,podendo ser feito a partir do uso de medicação prescrita, procedimentos de infiltração e cirurgia.
O ganho de peso pode levar à sobrecarga muscular, inflamação dos ossos e desgaste dos discos, o que pode levar a dores lombares, hérnias de disco e vários problemas na coluna, nestes casos, o emagrecimento também é uma forma de tratamento.
Médico para tratar dor nas costas no RJ
O médico para tratar dor nas costas no RJ é o Dr. Felipe Calmon, neurocirurgião especialista na prevenção e tratamento de condições e patologias que acometem a saúde da coluna. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (21) 99736-1181 ou
clique aqui!